Após visitas a postos de saúde na manhã desta quarta-feira (11), o candidato a reeleição à prefeitura de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB), se recolheu para reuniões de articulação enquanto José Fortunati (PTB) anunciava que estava renunciando à sua campanha após ter a candidatura de seu vice, André Cecchini (Patriotas) indeferida.
Marchezan se manifestaria sobre a renúncia por meio do Twitter. Primeiramente, lamentando "vale tudo e traições" na disputa eleitoral e dizendo que a saída de Fortunati da disputa "não poderia ser comemorada por ninguém". O candidato relacionou ainda o caso aos "conchavos e esquemas" que diz combater no jingle de sua campanha.
Depois, o prefeito postou uma foto fazendo alusão aos "poemas no ônibus", tradição no transporte público de Porto Alegre, dizendo ser "um poema que vem a calhar nesta quarta-feira".
Os versos fazem referências aos nomes de Fortunati e de Sebastião Melo (MDB), que prometeu procurar o PTB de Fortunati imediatamente:
"Desafortunado o portoalegrista que assiste, novamente, a um jogo manjado e que o causa um mal danado. Com um sorriso amarelo, se junta ao Seu Bastião e bate o martelo. Tudo em nome de um poder paralelo." A imagem também foi enviada por meio do WhatsApp oficial da campanha aos seguidores.
O candidato não revelou o autor do poema. À tarde, Marchezan seguiria compromissos de campanha. Estava prevista uma live com escolas sobre o futuro da Educação Infantil.