A candidata à prefeitura de Porto Alegre Manuela D'Ávila (PCdoB) afirma que, se for eleita, vai propor o adiamento do aumento do IPTU comercial, industrial e de serviços previsto para 2021. Manuela é a oitava entrevistada em série com os 13 postulantes ao comando do Executivo municipal no programa Gaúcha Atualidade.
No entendimento da candidata, o cenário de crise econômica justifica essa medida, que seria proposta ainda no período de transição, a partir do dia 30 de novembro.
— Nossa proposta é que esse aumento de 2021 seja colocado para o final do cálculo, lá em 2027. Portanto, a prefeitura manteria o aumento que já foi realizado, mas não incidiria esse novo aumento em quem investe na cidade — explica.
A candidata citou a constituição de um fundo de mobilidade para reduzir o valor da tarifa no transporte público, que seria bancado com dinheiro de estacionamentos e multas, parte dos recursos do IPVA e de aplicativo próprio de transporte.
Em resposta sobre o caso do Instituto Municipal da Estratégia de Saúde da Família (Imesf), Manuela defendeu a criação de uma empresa pública de saúde para retomar a gestão pública na área. A candidata também afirmou que é possível abrir novas vagas na educação básica com dinheiro do Fundeb.