Em região de bandeira vermelha, o município de Canoas, na Região Metropolitana, não irá adotar restrições específicas de combate ao coronavírus durante a reta final da campanha eleitoral e nem para o próximo domingo (29), quando ocorrem as votações em segundo turno. A classificação de que Canoas está na cor vermelha, que indica risco epidemiológico alto para o contágio por covid-19, foi anunciada nesta segunda- feira (23) pelo governo do Estado.
A disputa no terceiro maior colégio eleitoral gaúcho ocorrerá entre o atual prefeito e candidato à reeleição, Luiz Carlos Busato (PTB), e Jairo Jorge (PSD).
Conforme a prefeitura, as regras de combate à covid-19 seguem valendo, como o uso de máscara, o distanciamento mínimo entre as pessoas e a orientação de evitar aglomerações, mas não estão previstas restrições específicas para os próximos dias — como a proibição de eventos públicos, por exemplo. Por estar em cogestão, a região adota regras que se assemelham às previstas para a bandeira laranja mesmo estando na cor vermelha, que indica risco médio para o contágio.
Conforme o secretário de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, a prefeitura tem fiscalizado a população e trabalha com um grupo que percorre a cidade para cobrar que as medidas de combate ao vírus sejam aplicadas.
— A gente continua reforçando as medidas, mas é um momento muito difícil de conter a população. Com esse grupo de fiscalização, já tivemos momentos desagradáveis de ter que encerrar agrupamentos de pessoas, de ter que aplicar multas em estabelecimentos, mas é algo que precisa ser feito.
O secretário afirma que a prefeitura também se empenha na testagem dos moradores. Segundo ele, todas as unidades de saúde do município contam com testes rápidos e algumas estão com o PCR. Para diminuir a procura de idosos por testes nas unidades, a prefeitura desenvolve um trabalho de visita domiciliar para realizar o teste em pessoas dessa fixa etária.
Outras cidades que terão segundo turno estão em bandeira laranja
Além de Canoas, as cidades gaúchas de Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Caxias do Sul também terão segundo turno. As regiões desses municípios, entretanto, estão em bandeira laranja.
No último domingo (15), primeiro turno das eleições municipais 2020, a reportagem de GZH circulou pelos principais colégios eleitorais dos municípios da Grande Porto Alegre e constatou uma série de desrespeitos às regras sanitárias.
Em Canoas, no início da tarde daquele domingo, a movimentação era intensa pelas ruas. Nas calçadas, muitas pessoas falavam próximas uma das outras, sem usar máscara e estavam, até mesmo, sentadas em cadeiras de praia interagindo sem proteção facial ou distanciamento. Na escola Bento Gonçalves, no bairro Mathias Velho, por exemplo, que concentra o maior número de eleitores, quase 7 mil pessoas, havia bastante movimento na parte externa e pessoas conversando em pequenos grupos, sem máscara.