Correção: a agressão ocorreu na Escola Bento Gonçalves da Silva, e não no Colégio Madre Imilda, como publicado entre 9h43min e 10h29min de 29 de novembro de 2020. O texto foi corrigido.
Um eleitor foi detido na manhã deste domingo (29) em Caxias do Sul, na serra gaúcha, enquanto votava na Escola Bento Gonçalves da Silva, no bairro Jardim das Hortênsias. Ele jogou documentos na mesária que o atendia.
O homem — que não teve o nome divulgado — já havia ofendido a mesma voluntária durante a votação do primeiro turno, no dia 15. Segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), foi um aparente caso de machismo por quem acompanhou a agressão.
O eleitor será encaminhado para audiência no Juizado Especial Criminal Eleitoral. Na ocasião, ele será questionado oficialmente sobre o ato. A partir desta audiência é que poderá ser encaminhado algum tipo de penalidade. De acordo com o analista judiciário Marcelo Reginatto, a possibilidade de prisão está descartada por enquanto.
O TRE-RS informou que a mesária está bem, apesar de abalada com a agressão.
O chefe da zona eleitoral 169 aproveita para fazer um alerta:
— Queremos chamar atenção: temos 4.171 mesários trabalhando nesta eleição no segundo turno. São pessoas voluntárias que estão realizando um trabalho excepcional e merecem nosso respeito. É um fato isolado, mas que tem que servir de exemplo para que a população respeite os mesário e as orientações. Que isso sirva de alerta.