Os dois candidatos à prefeitura de Pelotas votaram com diferença de duas horas neste domingo (29). O primeiro foi Ivan Duarte (PT). Por volta das 10h05min, ele chegou ao Colégio Estadual Castro Alves acompanhado de aliados e da candidata a vice, Iya Sandrali (PT). Às 12h05min foi a vez de Paula Mascarenhas (PSDB) ir ao Colégio Gonzaga. A atual prefeita estava acompanhada de aliados, do candidato a vice-prefeito, Idemar Bartz (PTB).
Na entrada do colégio, Ivan falou da ansiedade com a eleição e disse que solicitou aos apoiadores para que não façam festa nas ruas em caso de vitória. Cerca de 10 apoiadores estiveram com ele no local. Todos usavam máscaras de proteção facial.
– Orientamos o nosso pessoal a não fazer festa e não fazer aglomeração, mesmo se vencermos a eleição. Não é momento para isso.
Depois de votar, ele acompanhou o voto da candidata a vice no Colégio Gonzaga. O candidato Ivan Duarte irá conceder entrevistas durante a tarde e ficar em casa até o final da apuração.
Paula, por sua vez, enfrentou um grande número de profissionais da imprensa tentando registrar a chegada dela até a urna. Na saída do colégio, a candidata cumprimentou eleitores e apoiadores.
– Vamos aguardar o resultado, mas estamos confiantes com a escolha da população de Pelotas.
Depois de votar, Paula acompanhou o voto de Eduardo Leite no Instituto de Educação Assis Brasil. O governador exaltou o trabalho de Paula no atual mandato e citou a boa relação que tem com a candidata desde a época em que ela foi vice-prefeita na gestão dele, entre 2013 e 2016.
A candidata Paula Mascarenhas irá conceder entrevistas durante a tarde e ficará em casa até o final da apuração. Depois do resultado, concederá coletiva de imprensa em um hotel de Pelotas. O governador permanecerá na cidade até o período da noite, mas a presença na coletiva não foi confirmada.