Pelotas pode ser palco da eleição com menor suspense neste segundo turno no Rio Grande do Sul. A atual prefeita, Paula Mascarenhas (PSDB), tenta a reeleição e fez 49,7% dos votos já no primeiro turno.
O desafio, para ela, é tentar evitar o clima de já ganhou, conter o entusiasmo dos colaboradores e obter os três décimos que faltaram na primeira etapa da disputa. Mas o desafiante, Ivan Duarte (PT), diz, claro, que o jogo não está jogado.
Ele declara, convicto, que vai reverter a distância de 55 mil votos que o separa de Paula e da prefeitura do maior município do sul do Estado.
Paula decidiu não deitar em berço esplêndido e aceitou participar dos debates neste segundo turno — um deles, na RBS TV, na sexta-feira (27). O que a prefeita reduziu foram as caminhadas e o corpo a corpo com os eleitores em razão da covid-19, que voltou a crescer em Pelotas.
Discípula do governador Eduardo Leite, Paula prega rigidez no combate à pandemia, tanto que foi uma das primeiras gestoras municipais do Brasil a decretar quarentena que virou quase lockdown. Foi em agosto, naquele que ela classifica como Dia dos Pais mais triste da história pelotense.
Ivan Duarte, por outro lado, está otimista. Conseguiu aglutinar o apoio dos partidos de esquerda. Ele agora conta com PDT, PSB, PSOL e PCO, que lançaram candidatos próprios no primeiro turno, além do PCdoB. E aposta em reverter as abstenções do último dia 15, que somaram 26,5%. O candidato afirma que a maioria desses eleitores está na periferia, e que ele pretende alcançá-los.
A incógnita em Pelotas é para onde vão os 21.533 votos que no primeiro turno foram do ex-prefeito Fetter Júnior (PP) — e que representam 13,63% dos válidos. Ele ficou em terceiro na disputa e não declarou apoio aos concorrentes no segundo turno.
Desafios não faltam no município. Levantamentos mostram que um terço do território de Pelotas não tem rede de esgoto, um quarto da população precisou recorrer ao auxílio emergencial do governo federal e a rede pública de ensino apresenta um dos 41 piores resultados do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
É nesses pontos que Duarte pretende bater e que cabe a Paula defender o que já foi feito no seu primeiro mandato.
Candidatos e suas coligações
- Paula Mascarenhas (PSDB, PTB, PSL, PL, PSD, Solidariedade, Republicanos, DC)
- Ivan Duarte (PT)
Votos no primeiro turno
- Paula Mascarenhas (PSDB) – 78.599 votos (49,7%)
- Ivan Duarte (PT) – 22.889 votos (14,4% do total)
Eleitores no município
- 240.948
Abstenções no 1º turno
- 64.032 (26,58%)