Quer saber quem doou dinheiro para as campanhas dos candidatos a prefeito ou a vereador do seu município? GZH preparou um passo a passo detalhado para ajudar. Confira a seguir.
1) Acesse o portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais
Mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o site (divulgacandcontas.tse.jus.br) é o banco de dados oficial, no qual ficam hospedadas informações de todos os candidatos no país. Quando estiver na página inicial, escolha a região "Sul" e, na sequência, clique em "Rio Grande do Sul", conforme as reproduções de tela abaixo.
2) Escolha o município
A página seguinte solicitará que você aponte o município sobre o qual pretende consultar as informações eleitorais. É possível clicar diretamente na cidade ou, para acelerar a busca, digitar o nome do município no campo de pesquisa e clicar nele.
3) Defina o tipo de candidatura buscado
Escolhida a cidade, o sistema irá mostrar a lista dos candidatos a prefeito. É possível mudar para as opções "vice-prefeito" ou "vereador" em uma caixa no canto esquerdo (veja na reprodução abaixo), tudo depende do que você estiver procurando.
4) Veja o resumo das receitas e despesas
Clique no candidato desejado e, por fim, role a página para baixo para ver o resumo das receitas e despesas, que aparecem nas cores azul e laranja. Ali é possível ver a síntese financeira de forma bem didática. Há inclusive um gráfico em forma de anel (em verde, na reprodução a seguir) que mostra quanto da receita é constituído de fundos públicos de campanha e quanto é formado por outros recursos, como as doações de pessoas físicas.
5) Acesse o detalhamento das contas
Por fim, se quiser ver em detalhes a lista de doadores, sejam eles partidos ou pessoas físicas, com indicação de nomes, CNPJs e CPFs, basta acionar o botão "receitas", no lado esquerdo do site (na cor verde na reprodução abaixo). Uma nova página será aberta, com a lista de doadores. Aí só clicar em cima de cada um para ver o detalhamento.
Vale lembrar que as informações sobre despesas e receitas podem ser inseridas a qualquer momento pelos candidatos e pelos partidos no sistema da Justiça Eleitoral. Ou seja, os dados vão se modificando ao longo do tempo. Além das atualizações constantes, as campanhas são obrigadas a apresentar duas prestações de contas: uma delas parcial, cujo prazo se encerrou no último dia 25, e outra definitiva, até 15 de dezembro.