O É isso mesmo?, mecanismo de checagem de GZH, entra em nova fase nesta segunda-feira (28), com foco na cobertura eleitoral. Para isso, ganha o reforço dos repórteres do Grupo de Investigação da RBS (GDI), que conferem as declarações dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre no primeiro debate da campanha eleitoral, realizado na Rádio Gaúcha.
Participaram do debate, mediado por Daniel Scola, os candidatos Fernanda Melchionna (PSOL), Gustavo Paim (PP), João Derly (Republicanos), José Fortunati (PTB), Juliana Brizola (PDT), Júlio Flores (PSTU), Luiz Delvair (PCO), Manuela D'Ávila (PCdoB), Montserrat Martins (PV), Nelson Marchezan (PSDB), Rodrigo Maroni (PROS), Sebastião Melo (MDB) e Valter Nagelstein (PSD).
Confira, abaixo, declarações checadas pelos jornalistas Carlos Rollsing, Eduardo Matos, Guilherme Justino, Jocimar Farina, Juliana Bublitz, Marcelo Gonzatto e Maria Maurente, com apoio do editor Leandro Brixius.
Manuela D'Ávila (PCdoB)
Dá para imaginar que, em plena pandemia, o prefeito demitiu as merendeiras da nossa rede municipal e das conveniadas?
Não é bem assim
Com o fechamento das escolas no início da pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal da Educação, em 15 de abril, solicitou readequação de contrato com a prestadora de serviço Multiclean, que aloca 147 cozinheiros, 360 auxiliares de cozinha e 457 auxiliares de limpeza na rede municipal de educação. Dos 964 trabalhadores, 48 seguiram em atividade e os outros 916 tiveram suspensão do contrato de trabalho entre abril e julho, tendo parte dos salários pagos pelo governo federal e parte pela Multiclean.
Em 10 de junho, a Smed solicitou o retorno de 112 auxiliares de limpeza ao trabalho nas escolas. No mês de agosto, a Multiclean fez 350 demissões. A partir de 16 de setembro, devido à retomada da oferta de almoço na educação infantil, todos os 964 trabalhadores previstos em contrato retomaram as atividades. Dos 350 demitidos, diz Magda Cornelli, gerente operacional da Multiclean, parte retornou às antigas funções. Uma outra parcela é de funcionários novos.
Ou seja, houve movimentos de pessoal, com suspensão de contrato para um grupo e desligamentos em outros casos. Mas o numero de 964 trabalhadores foi retomado, embora nem todos os desligados meses atrás tenham sido os mesmos contratados neste mês.
Critérios de classificação
É verdade
A informação está correta e corresponde a dados e estatísticas oficiais.
Não é bem assim
Apenas parte da sentença está correta.
Não procede
O interlocutor está equivocado na informação que afirma.
Regras da de checagem
- Se a variação for de até 10%, para mais ou para menos, a informação é classificada como "É verdade"
- Se a variação for acima de 10% e até 30%, para mais ou para menos, a informação é classificada como "Não é bem assim"
- Se a variação superar 30%, para mais ou para menos, a informação é classificada como "Não procede"