O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) de São José, em Santa Catarina, protocolou nesta segunda-feira (29), na 25ª Promotoria de Justiça de Florianópolis, ação contra a deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL), de Itajaí, por "induzir alunos a desrespeitar a Lei 14363/2008”. A legislação proíbe o uso de celular em sala de aula.
A representação é uma resposta a uma postagem feita pela deputada eleita na noite de domingo (29), em que ela recomenda que os alunos denunciem professores que se manifestarem contra o resultado das eleições.
— Filme ou grave todas as manifestações político-partidárias ou ideológicas — afirmou.
Na denúncia ao Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), o Sinte afirma que a atitude de Ana Caroline "incita a coação dos professores em sala de aula e promove o desrespeito aos educadores, comprometendo a didática pedagógica profissional". A representação foi assinada e entregue pela dirigente de Assuntos Políticos da entidade, Ingrid Assis, que foi candidata ao governo do Estado pelo PSTU.
Pela manhã, representantes de pelo menos seis entidades reuniram-se com representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) para debater, também, medidas judiciais.
Uma petição pública online lançada na noite de domingo, que pede a impugnação da deputada eleita, chegou a 79,8 mil assinaturas até 16h desta segunda-feira. O texto da petição diz que a liberdade de expressão dos professores em sala de aula foi atacada, e afirma que Ana Caroline “está incitando ódio ao afirmar inverdades, provocando um ambiente escolar insalubre”.
Durante a tarde também foi aberta uma petição online em apoio à deputada estadual eleita. O texto fala do projeto Escola Sem Partido e afirma que professores "sob o verniz do estímulo ao pensamento crítico, propagam somente um dos lados da história, sobretudo o de viés esquerdista".
Procurada pela coluna, nesta segunda-feira, a deputada eleita não respondeu. No domingo à noite, ela não quis comentar as críticas do Sinte.
Ana Caroline é estreante na política. Elegeu-se deputada estadual com 34,8 mil votos.