Lideranças do PV se reuniram, no início da tarde desta quinta-feira (18), com o candidato ao Palácio Piratini Eduardo Leite (PSDB) e selaram acordo de aliança para o segundo turno das eleições. Dirigentes dos verdes entregaram uma proposta com conteúdos programáticos que desejam ver contemplados no Estado em caso do tucano ser eleito. Leite não fez objeção às diretrizes do PV, que incluem pautas como meio ambiente, causa animal e direitos humanos.
Com isso, ficou acertado o apoio da sigla a Leite, que disputa a preferência do eleitorado gaúcho com o governador e candidato à reeleição José Ivo Sartori (MDB). O acordo deve ser oficializado em ato que está sendo projetado para ocorrer, possivelmente, nesta sexta-feira (19).
Principal liderança da sigla, Mano Changes, que fez 55 mil votos para deputado federal e ficou na primeira suplência de uma coligação que também teve PDT e PMB, declarou que, independentemente das cúpulas partidárias, já tinha decidido apoiar Leite por acreditar que ele representa "o melhor projeto para o Rio Grande do Sul".
No primeiro turno, o PV apoiou a candidatura de Jairo Jorge (PDT) ao Palácio Piratini, tendo indicado para o posto de vice-governador da chapa o empresário Cláudio Bier.
Além do PV, Leite obteve, na corrida de segundo turno, apoios do Solidariedade (SD), do Podemos (Pode) e do PROS. Originalmente, desde o primeiro turno, a coligação do candidato conta com sete partidos: PSDB, PTB, PP, PRB, PPS, Rede e PHS.