Com objetivo de identificar e de evitar possíveis crimes eleitorais, além de ameaças aos candidatos que concorrem nas eleições deste ano, a Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (24) a Operação Olhos de Lince, em quatro Estados - entre eles o Rio Grande do Sul.
No Rio Grande do Sul, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em Caxias do Sul. Foram apreendidos um telefone celular e um notebook. Uma mulher de 19 anos, que não teve o nome informado, prestou depoimento na Polícia Federal e foi liberada.
O inquérito policial foi instaurado a partir de requisição do TRE/RS, com base em informações da PF, sobre postagem em rede social que incitava a prática do crime de homicídio contra candidato, nas eleições deste ano.
"Para a identificação dos investigados foram utilizadas técnicas de reconhecimento facial, que, por meio de critérios científicos, permitem a realização de análises e comparações das características faciais, tais como cicatrizes, manchas e proporções, possibilitando a identificação de forma técnica e precisa dos suspeitos", informou a PF, em nota.
Além do RS, nove ações foram deflagradas em São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Uberlândia (MG), Juiz de Fora (MG), Varginha (MG) e Recife (PE).
*Com informações do Pioneiro.