Em evento na sede da coordenação de campanha do MDB-RS, em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (11), Mateus Bandeira (Novo), que concorreu ao comando do Piratini, oficializou apoio à candidatura de José Ivo Sartori neste segundo turno. Ambos trocaram afagos no evento em meio a risos e apertos de mão.
Diante de integrantes da alta cúpula do MDB gaúcho, Bandeira reforçou que o apoio dele e de outros integrantes do Novo é pessoal e em razão de convergência de ideias entre as duas campanhas, como o avanço do regime de recuperação fiscal com a União e propostas para a área de segurança e educação. Bandeira entregou a Sartori seu plano de governo durante a disputa desse ano. O atual governador agradeceu o apoio do candidato que conseguiu 3,36% dos votos no primeiro turno e afirmou que o documento não é apenas representativo, mas que será levado em consideração pela campanha do MDB.
— A presença de vocês aqui, essa postura, essa posição, essa linha de convicção nos dá emoção, embora já tenha sido manifestada publicamente. Mas acho que ela vem espontaneamente, que é uma característica de uma política diferenciada que vocês fazem — disse Sartori.
Bandeira disse que o programa do atual governador é o melhor nesse segundo turno e que o Estado "precisa quebrar o tabu de que no Rio Grande do Sul se reelegeu um projeto". No entendimento de Bandeira, a reeleição de Sartori vai garantir a continuidade para tirar o Estado da crise.
— Precisamos de continuidade, liderança, experiência, serenidade e maturidade para tirar o Rio Grande dessa crise. E só tem uma candidatura que representa isso, a candidatura do Sartori. Não tenho nenhuma dúvida disso e é por isso que estou aqui — salientou Bandeira.
Em breve conversa com a imprensa, Bandeira destacou que não pretende ocupar cargo no Executivo estadual em eventual reeleição de Sartori, pois vai seguir com suas atividades privadas:
— Já dei minha contribuição na administração pública. Já fui subsecretário na Fazenda, já fui secretário do Estado, já presidi o banco do Estado. Não tenho nenhuma intenção e está descartada essa possibilidade (de eventuais cargos no governo). A gente está fazendo essa manifestação de apoio, porque a gente entende que, no segundo turno, tem de fazer a melhor escolha para o Estado. E a melhor opção para o Estado, não tenho dúvida, é o governador Sartori.
Além de Bandeira, o vice na chapa do Novo, Bruno Miragem, e a candidata à deputada estadual Fernanda Barth marcaram presença no evento. Pelo lado do MDB, estiveram presentes o deputado estadual eleito Sebastião Melo, o secretário de Segurança, Cezar Schirmer, o presidente do partido, Alceu Moreira, o líder do governo na Assembleia, Gabriel Souza, o deputado estadual reeleito Edson Brum e o chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú.