Candidata a vice-presidente pela coligação O Povo Feliz de Novo, Manuela D'Ávila (PCdoB) votou por volta das 9h no Colégio Santa Inês, bairro Petrópolis, zona norte de Porto Alegre. Ela ressaltou o engajamento voluntário de milhares de brasileiros nos últimos dias para uma "virada histórica" nas eleições do Brasil.
A deputada estadual destacou que a virada representaria a "defesa da democracia e da liberdade, bem como a vitória de um Brasil livre, soberano, desenvolvido e com trabalhadores valorizados".
Manuela ainda criticou as fake news, denunciando um grande esquema de financiamento ilegal de envio de mensagens falsas pelo WhatsApp.
– Com isso, identificamos que nosso adversário (o candidato Jair Bolsonaro, do PSL) caiu nas pesquisas. Já havia dito que havia uma necessidade de uma velocidade maior do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na apuração das fake news – disse Manuela.
A candidata ressaltou que Bolsonaro não valorizou o debate e que "não sabe conviver com as críticas e pensamentos diferentes do dele".
Dezenas de apoiadores acompanharam a chegada de Manuela ao Colégio Santa Inês cantando “Manu, Manu do Jaburu”, fazendo referência ao Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República em Brasília.
A candidata estava acompanhada da sua mãe, Ana Lúcia, e de políticos gaúchos do PT e do PCdoB. O ex-governador Olívio Dutra (PT) esteve no local para homenageá-la. Ele ressaltou o voto consciente para uma política "decente e transformadora".