Além do cenário de estabilidade nas intenções de voto para o governo do Estado, a pesquisa Ibope divulgada na última terça-feira (24) traz informações que ajudam a compreender o processo pelo qual o eleitor toma sua decisão por Eduardo Leite (PSDB) ou José Ivo Sartori (MDB).
De acordo com o levantamento, mais da metade dos entrevistados está certo de suas escolhas para ir às urnas no domingo. Esse dado converge para outro ponto: o percentual de votante que escolheram em quem votar no início da campanha fica em torno de 50%. Cerca de 20% disseram ter decidido o nome de sua opção entre o último debate na TV (na quarta-feira antes da eleição, dia 3 de outubro) e o dia da eleição.
Perguntados sobre as características que valorizam em um candidato a governador, ser honesto foi a mais citada, com 56%, muito a frente de ouvir o povo (22%) ou ser competente (20%). O apoio de partidos políticos foi a resposta menos escolhida pelos eleitores ouvidos pelo Ibope no Rio Grande do Sul.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de outubro de 2018. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 70 cidades. O nível de confiança utilizado é de 95%: isso quer dizer que há probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
O levantamento foi contratado por RBS Participações S.A e foi registrado no TRE-RS sob o protocolo RS-07227/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06645-2018.