Os veículos do Grupo RBS preparam uma cobertura especial para acompanhar o fim de semana das eleições. As informações serão transmitidas em tempo real no domingo (7) de votação. Leitores, ouvintes, usuários e telespectadores terão ainda acesso a conteúdos especiais, com foco na radiografia e análise dos resultados.
Em uma redação integrada, GaúchaZH, Rádio Gaúcha e Zero Hora se unem para 24 horas de transmissão ao vivo entre a meia-noite de sábado (6) e o início de segunda-feira (8). A RBS TV terá inserções na programação ao longo de todo o domingo e um programa especial no fim do dia.
As equipes irão, por exemplo, acompanhar os votos dos candidatos, transmitir apurações ao vivo e examinar o desfecho das urnas. Os eleitores ainda poderão encontrar em GaúchaZH conteúdos com orientações e serviço.
Programas especiais produzidos durante a campanha também podem ser acessados. Entre eles, o La Urna, que reúne entrevistas dos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul.
As sabatinas bem-humoradas foram comandadas pelos comunicadores Arthur Gubert, Débora Cademartori, Luciano Potter e Paulo Germano.
Outros conteúdos também estão disponíveis, como Memória Eleitoral, Se eu Fosse Governador, Programa de Economia e Te Liga, Eleitor. No É Isso Mesmo?, é possível descobrir, por exemplo, a veracidade de frases ditas pelos candidatos.
Ainda no site estão reportagens especiais com perfis dos candidatos e explicações sobre o funcionamento das urnas. O Projeto Comprova, que reúne jornalistas de 24 veículos de comunicação, com foco em descobrir e investigar informações durante a campanha presidencial, também podem ser conferido em GaúchaZH.
GAÚCHAZH
Durante 24 horas, da meia-noite de sábado até segunda-feira, GaúchaZH terá transmissão em vídeo ao vivo com a cobertura das eleições feita pela Rádio Gaúcha e por Zero Hora. Serão divulgadas entrevistas com candidatos, apuração e análise de resultados.
Todas as informações, as fotografias e os vídeos produzidos pelos repórteres que sairão às ruas para acompanhar o dia de votação estarão disponíveis no site e no aplicativo. GaúchaZH trará ainda mapas e gráficos das eleições no Brasil, dos eleitos para o Congresso e para a Assembleia.
Também será possível acompanhar o conteúdo pelas publicações nas redes sociais. Quem tem o aplicativo do GaúchaZH no celular (para Android e iOS) receberá atualizações por meio de notificações ao longo de todo o dia. Enviados especiais para São Paulo e Rio de Janeiro acompanharão os desdobramentos do pleito nacional.
GaúchaZH trará ainda o perfil dos campeões de votos e opiniões dos colunistas. Os assinantes digitais receberão na manhã de segunda-feira, por e-mail, um pacote com todas as análises produzidas pela Redação.
RÁDIO GAÚCHA
A transmissão especial começa à 0h de domingo e só se encerra na segunda-feira, com a repercussão dos resultados. Haverá equipes de reportagem em Porto Alegre, nos municípios da Região Metropolitana e nas principais cidades do Interior.
A cobertura conta com enviados especiais a Rio e São Paulo, além da sucursal em Brasília.
O Estúdio Móvel da Gaúcha transmitirá informações direto da PUCRS, maior colégio eleitoral da Capital. A partir das 17h, começa a ser transmitida a apuração em tempo real. Repórteres e comentaristas acompanharão e analisarão resultados da apuração. Haverá ainda entrevistas com os eleitos. Em GaúchaZH, será possível ouvir a transmissão e acompanhar os vídeos ao vivo.
RBS TV
A equipe da RBS TV estará mobilizada ao longo de todo o domingo. Serão feitas transmissões ao vivo em Porto Alegre, na Região Metropolitana e nas 11 emissoras do Interior.
Repórteres acompanharão os votos dos principais candidatos ao governo do Estado e à vice-presidência que votam no Rio Grande do Sul. A cobertura será transmitida ao longo da programação para o Estado e para todo o país pela TV Globo.
Cristina Ranzolin, Carla Fachin e Elói Zorzetto farão entradas ao vivo durante todo o domingo. Logo após o Fantástico, será apresentado programa especial com análises e comentários sobre o dia da eleição. O conteúdo também será disponibilizado no G1RS.
ZERO HORA
Na edição de segunda-feira, Zero Hora terá cobertura ampla com material consolidado sobre o resultado das eleições. O foco será análise e projeção do cenário político estadual e nacional a partir dos resultados.
Nas páginas da edição impressa, o leitor encontrará uma radiografia extensa, que incluirá ainda os bastidores do pleito. Entre os conteúdos estarão, por exemplo, razões pelas quais os candidatos foram ou não eleitos.
Infográficos mostrarão a composição política em âmbito estadual e federal. Também será possível conferir perfis dos 55 novos deputados estaduais e dos 31 deputados federais.