Um vídeo difundido nas redes sociais mostrando uma multidão de pessoas no centro de Campinas, em São Paulo, em um ato em "prol da saúde" do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) é falso. Gravado no Largo do Rosário, o vídeo original mostra a multidão reunida para assistir à transmissão de Brasil e Sérvia, em 27 de junho, pela Copa do Mundo.
Bolsonaro sofreu um atentado em 6 de setembro de 2018 e está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O Comprova verificou outros dois vídeos compartilhados como se fossem atos de campanha de Bolsonaro, mas que, na realidade, não tem relação com a sua candidatura.
O segundo vídeo falso que circula no Facebook e em correntes de WhatsApp mostra o candidato discursando na Esplanada dos Ministério, em Brasília. A corrente diz que a gravação é de uma caminhada realizada em 5 de setembro deste ano. Porém, a informação é falsa. Na verdade, o vídeo foi registrado em 13 de março de 2016 em uma manifestação contra a corrupção e a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT).
No dia 5 de setembro de 2018, Bolsonaro esteve no Distrito Federal participando de uma carreata no centro de Ceilândia e em Taguatinga — e não na Esplanada dos Ministérios, localizada no centro de Brasília. A informação consta na agenda do candidato enviada à imprensa em 2 de setembro.
Nesse dia, o Poder360 acompanhou o presidenciável e registrou fotos e vídeos da carreata. Em uma das gravações, é possível ver ele discursando para um público bem menor em Taguatinga.
Em 18 de setembro, o Comprova desmentiu um vídeo que supostamente mostra um milhão de pessoas se manifestando em apoio a Bolsonaro em Brasília. Porém, a gravação é de uma ato pelo impeachment de Dilma em 2015.
O vídeo falso da manifestação em Campinas teve 4,7 milhões de visualizações desde a sua publicação, em 14 de setembro. Até a última quinta-feira (19), os três vídeos foram visualizados cerca de 6 milhões de vezes no Facebook.
Enganoso
Três vídeos divulgados como sendo de atos de apoio a Bolsonaro são, na verdade, de eventos que nada têm a ver com a campanha e nem com o candidato do PSL.
Projeto Comprova
Este texto foi originalmente publicado no site do Projeto Comprova. A evidência foi checada pelos veículos parceiros AFP, BandNews FM e Poder 360.
O Comprova é um projeto que reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação brasileiros, incluindo GaúchaZH, para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018.