É falso o vídeo publicado no Facebook pela página Bolsonaro Presidente Sudeste que alega que um milhão de pessoas fizeram um "coro de arrepiar" na Esplanada dos Ministérios em defesa do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). A gravação original foi publicada no YouTube em 15 de março de 2015 em um ato pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).
Para encontrar o conteúdo original, o Comprova fez uma análise do vídeo. Em uma cena da gravação, uma pessoa aparece com um cartaz escrito "Fora Dilma", bastante difundido durante os protestos contra o segundo governo da petista, entre 2015 e 2016.
A partir disso, foi realizada uma busca no Google Vídeos com as seguintes palavras-chaves: "fora", "dilma", "manifestação" e "brasília". Na primeira página da busca, encontrou-se o vídeo em questão.
A gravação original foi publicada no YouTube por Mairon Oliveira, advogado e morador do Distrito Federal. Ao Comprova, ele confirmou a autoria do vídeo.
— Isso foi em 2015 na manifestação "fora Dilma". Não tem nada a ver com o Bolsonaro — disse Oliveira.
De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo publicada em 15 de março de 2015, a Polícia Militar do Distrito Federal estimou que a manifestação pelo impeachment reuniu 40 mil pessoas — não um milhão, como diz a descrição do vídeo enganoso. Na época, os organizadores do protesto diziam que cerca de 100 mil foram à Esplanada.
O vídeo publicado pela página Bolsonaro Presidente Sudeste foi compartilhado na segunda-feira (17) e alcançou mais de 66 mil compartilhamentos e 888 mil visualizações nas primeiras 24 horas.
Alterado digitalmente
O vídeo é de uma manifestação pelo impeachment de Dilma Rousseff, de 2015, e o áudio foi substituído por outro para simular gritos de apoio ao candidato.
Falso
A manifestação reuniu, segundo a PM, 40 mil pessoas e não um milhão como afirma a postagem enganosa.
Projeto Comprova
Este texto foi originalmente publicado no site do Projeto Comprova. A evidência foi checada pelos veículos parceiros Estado de S. Paulo, Gazeta Online e Poder 360.
O Comprova é um projeto que reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação brasileiros, incluindo GaúchaZH, para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018.