Em passagem pelo Rio Grande do Sul, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, criticou as declarações do general Antônio Hamilton Mourão (PRTB), vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) ao Planalto. Em Uruguaiana, Mourão fez críticas ao 13º salário e ao abono de férias, direitos que estão na Constituição Federal, provocando reação de Bolsonaro.
Em ato no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, no início da noite desta quinta-feira (27), Haddad criticou as declarações de Mourão:
— Hoje o vice de Bolsonaro disse que 13º e férias não são boa coisa. Pergunta para ele se ele abre mão do 13º dele. Esses caras estão com a cabeça no século 19. Nós já acabamos com a escravidão.
O candidato do PT está em campanha no Estado ao longo desta quinta. Pela manhã, ele participou de um ato em Caxias do Sul, e depois seguiu para Canoas. Viajou no Trensurb, ao lado de apoiadores e correligionários, e chegou em Porto Alegre no final da tarde.
No discurso, Haddad também citou uma proposta para a educação que une escolas federais a estaduais.
— Vamos propor que uma escola federal de Ensino Médio adote uma escola de Ensino Médio estadual de baixo desempenho, para assim ajudá-la. As escolas federais são as que têm melhor desempenho — declarou, sem dar detalhes de como o acordo ocorreria.
O presidenciável também fez piada com o episódio em que Michel Temer, ao assumir o mandato como presidente, desistiu de morar no Palácio da Alvorada porque teria presenciado uma assombração.
— Os palácios estão ocupados por usurpadores. Temer não quis morar no (palácio da) Alvorada porque tinha assombração. Acho que foi um acordo: duas assombrações não poderiam morar no mesmo palácio. Eu e Manuela vamos botar uma assombração para correr — afirmou, provocando risadas do público.
Haddad tinha marcada uma janta na churrascaria Galpão Crioulo com correligionários e representantes de institutos federais, mas o atraso na agenda no Rio Grande do Sul fez ele se ausentar do evento. Por volta das 20h, embarcou em um voo para São Paulo — na sexta-feira (28) visitará, no mesmo dia, Goiânia e Belém.