As mais recentes pesquisas eleitorais feitas pelo Ibope para a Presidência da República mostram que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) leva vantagem sobre Fernando Haddad (PT) na maioria dos Estados – ambos se revezam na primeira e na segunda posições em 18 das 27 unidades da federação em intenções de voto, conforme o instituto.
No Distrito Federal e em 17 Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, o capitão reformado do Exército é o preferido dos eleitores – no Acre (53%) e em Roraima (52%) alcança índices suficientes para eleger-se em primeiro turno. O deputado federal vence, também, em seis Estados onde o PT fez mais votos em 2014: Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e Tocantins.
O principal reduto petista continua sendo a Região Nordeste, onde Haddad lidera em oito dos nove Estados. Apenas no Ceará fica em segundo lugar, atrás de Ciro Gomes (PDT), que alcança 39% das intenções. Ciro foi governador daquele Estado entre 1991 e 1994. O pedetista aparece na segunda colocação no Pará, em Roraima e no Piauí. Neste último Estado, Ciro Gomes tem seu melhor índice: 38% da preferência do eleitorado.
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os três maiores colégios eleitorais do Brasil e, juntos, representam 41,5% do eleitorado. Bolsonaro é o preferido nos três. Haddad tem boa vantagem na Bahia, o quarto Estado em número de eleitores.
A candidata da Rede, Marina Silva, cujos percentuais de intenção de voto caíram ao longo da campanha, aparece na segunda colocação, com 11%, em seu Estado natal, o Acre, pelo qual foi senadora. Ainda assim, bem atrás de Bolsonaro, que também libera no Amapá, onde a ex-ministra apresenta seu melhor desempenho, com 14% da preferência.
Dos cinco primeiros colocados, Geraldo Alckmin (PSDB) é o que menos empolga. O melhor resultado do tucano é a segunda colocação, com 14%, em São Paulo, onde foi governador por quatro mandatos. No Paraná, Alckmin fica fora do top five porque Alvaro Dias (Podemos), que já chefiou o Executivo do Estado, ingressa na ponta do ranking, empatado com Bolsonaro, com 23%.