
Mobilidade, segurança e saúde são as áreas prioritárias apontadas pelo vice-prefeito de Caxias, Edson Néspolo, para receber incremento tecnológico a partir do que foi visto na missão em Taiwan, na última semana.
Para a mobilidade, a comitiva da Serra conheceu sistemas inteligentes de operação de semáforos e também que facilitam o deslocamento de ambulâncias, por exemplo. Na segurança, modelos avançados de cercamento eletrônico, inclusive com reconhecimento facial (essa tecnologia já está em estudo em Caxias). Já na área da saúde, a equipe conferiu exemplos de uso da tecnologia para tornar atendimentos mais eficientes.
— A tecnologia a serviço de todas as áreas tem funcionado — destaca Néspolo.
Conhecer as experiências, no entanto, é só o primeiro passo de um longo caminho até a implantação efetiva. Os desafios a serem superados passam, inclusive, por captação de recursos.
Presente
No último dia da viagem, a comitiva se reuniu com representantes do Ministério da Economia de Taiwan. Néspolo presenteou-os com uma flâmula de Caxias e um quadro pintado pelo artista Antônio Giacomin, que retrata a cultura gaúcha.
O vice-prefeito de Flores da Cunha, Marcio Rech, entregou o livro "Campanário, a história de um gigante".