O eleitorado acima dos 70 anos em Caxias do Sul, que não tem obrigatoriedade de votar, representa 10,3% de todo o público apto a participar das eleições municipais deste ano. Segundo dados das estatísticas de eleitorado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o maior município da Serra conta com 347,1 mil eleitores aptos. Do total, 35,8 mil têm 70 anos ou mais.
Este ano, o número de eleitores dessa faixa etária é o maior registrado em comparação com as últimas três eleições municipais. Conforme os dados, em 2020, Caxias do Sul tinha 26,2 mil eleitores acima dos 70 anos — ou 7,9% do total de 333.696 eleitores aptos naquele ano. Em 2016, foram 15,3 mil, ou 5,2% dos 293.417 eleitores aptos. Os dados das eleições de 2012 mostram que, naquele ano, eram 29,7 mil eleitores na faixa etária acima dos 70 — ou 9,3% dos 319.750 eleitores aptos. Portanto, a faixa desse eleitorado cresceu também percentualmente para o pleito deste ano.
Conforme explica o cientista político Fábio Hoffmann, mesmo sem a obrigatoriedade da participação deste público nas eleições, a maior quantidade de eleitores idosos pode estar atrelada à mudança estrutural na pirâmide etária.
— Como as pessoas vivem mais e os casais têm cada vez menos filhos, é natural que a população envelheça com o resultado de haver mais pessoas na faixa etária acima dos 70 anos. Outro fator importante é o grau de experiência acumulado por pessoas de maior idade. Eles passaram por inúmeras experiências e sabem que a política continua a determinar seus futuros — afirma Hoffmann.
Um dos exemplos mencionados pelo cientista político é a reforma da previdência. Conforme Hoffmann, mesmo não tocando em direitos adquiridos, a medida provocou alvoroço no público. Para ele, a participação do público que não tem a obrigação de votar é vista como positiva para a democracia brasileira.
— No Brasil, o voto é obrigatório, mas, no caso dos eleitores acima de 70 anos, eles permanecem indo às urnas, mesmo sem obrigatoriedade. Isso também mostra o grau de importância que a democracia tem para estas pessoas. Então, podemos dizer que eles possuem um senso alto de cidadania, o que, em última instância, contribui para a densidade na participação e na qualidade da democracia — diz o cientista político.
Participação eleitoral do público acima dos 70 anos
A participação dos moradores caxienses com idade acima dos 70 anos nas últimas três eleições municipais foi semelhante. O cenário mostra que o público desta faixa etária que opta por continuar votando, mesmo sem a obrigatoriedade, não está crescendo ou diminuindo.
Conforme os dados do TSE, o primeiro turno de 2020 teve a participação de 10,6 mil pessoas com 70 anos ou mais. No segundo turno, 11 mil. A diferença de abstenções também foi semelhante. No primeiro turno, houve 15,5 mil abstenções na faixa etária, enquanto que, no segundo, ela foi de 15,1 mil.
O mesmo cenário foi percebido em 2016. As eleições municipais do primeiro turno levaram 10,5 mil eleitores às urnas e 10,1 mil no segundo. Das abstenções, o primeiro turno registrou 4,8 mil, enquanto que 5,2 mil eleitores da faixa etária optaram por se abster no segundo turno.
Em 2012, as eleições não tiveram segundo turno, mas também movimentaram o público com idade acima dos 70 anos em Caxias do Sul. O primeiro e decisivo turno contou com a participação de 17,8 mil eleitores dessa faixa etária. O número de abstenções naquele ano foi de 11,9 mil.