A Gaúcha Serra e o Pioneiro realizam nesta sexta-feira (13), a partir das 8h10min, debate entre os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul. Participam Adiló Didomenico (PSDB), Denise Pessôa (PT), Felipe Gremelmaier (MDB) e Maurício Scalco (PL).
O debate em imagens:
Divisão do debate
- Primeiro bloco: cada candidato tem dois minutos para responder às perguntas elaboradoras pela produção e sorteadas ao vivo. O candidato também indica o nome de outro participante para comentar a resposta.
As perguntas do primeiro bloco foram elaboradas pela redação integrada da RBS:
1) Está em vias de ser marcada uma audiência em Brasília para tratar do Caso Magnabosco, que prevê o pagamento de uma indenização que pode inviabilizar o caixa do município por muitos anos. O senhor(a) é favorável a um acordo em relação a este tema?
Maurício Scalco respondeu dizendo que é preciso diálogo entre as partes e que a decisão deve ocorrer após a eleição, pois impactará nas contas públicas das próximas gestões.
2) Sobre a presença de vendedores ambulantes nas ruas de Caxias do Sul. A criação de um Centro de Capacitação e Comércio, como está sendo encaminhado pela atual gestão, é a solução para a questão?
Felipe Gremelmaier disse que é um processo importante e entende que precisa ser feito de forma diferente da tratada pela gestão atual.
3) Com a destruição causada pela cheia em outras regiões do Estado, é provável que Caxias receba um fluxo ainda maior de migrantes nos próximos anos. Quais seus planos de preparação da cidade para responder ao aumento da demanda pelos serviços públicos?
Adiló Didomenico argumentou que a cidade está preparada, acrescentando que o município serviu de corredor humanitário e que o PPP da Educação Infantil deve aumentar a oferta de vagas em creches.
4) A passagem do transporte coletivo de Caxias do Sul não tem aumentado para o usuário devido à aplicação de subsídios. Somente neste ano serão aplicados R$ 12,3 milhões. O candidato (a) pretende manter este subsídio nos patamares atuais?
Denise Pessôa disse de entende é preciso avançar no plano da mobilidade e que atualmente o transporte é caro e não atende adequadamente à população.
- Segundo bloco: perguntas entre os candidatos com tema livre. Cada um questiona um adversário, numa rodada com pergunta, resposta, réplica e tréplica.
Adiló escolheu Denise; ele a questionou sobre o plano dela para redução da criminalidade. Temas como o cercamento eletrônico, com oferta de mais câmeras, a ampliação da Guarda Municipal e pessoas em situação de rua apareceram nesse bloco.
Scalco escolheu Adiló; ele questionou se Adiló vai aceitar o apoio do PT em um eventual segundo turno entre os dois. Falou-se sobre a assinatura da Carta de Intenções do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) e sobre apoios e alianças em um possível segundo turno.
Felipe escolheu Scalco; o candidato perguntou sobre as propostas voltadas ao turismo. Assuntos como a ampliação de roteiros turísticos no interior, turismo de negócios e aventuras, bem como a parceria público-privada (PPP) para administração do parque de eventos da Festa da Uva apareceram na discussão.
Denise escolheu Felipe; ela questionou o adversário sobre as propostas para a saúde pública. Aumento das equipes de Estratégia Saúde da Família, presença de médicos nas UBSs, atenção à saúde mental, compra de consultas, fila de cirurgias eletivas foram abordados.
- Terceiro bloco: cada candidato irá responder a uma pergunta de moradores de Caxias, gravada previamente, e outra, feita ao vivo por jornalistas da Gaúcha Serra e do Pioneiro.
As perguntas dos moradores de Caxias do Sul:
Pâmela da Silva
Como vai ficar, depois desses temporais, os postinhos de saúde?
Scalco respondeu e falou sobre a chamada UBS do Trabalhador, com oferta de horário estendido até as 22h, e a telemedicina, com consultas online com especialistas, por exemplo.
Roberto Soares
O que eles pensam sobre a nossa Praça Dante Alighieri, sobre manutenção, limpeza e sobre os moradores de rua. O que pretendem fazer para ajudar a comunidade?
Denise respondeu e a organização da praça, a revitalização do Centro e a retirada do remoção do comércio ambulante e investimento no Consultório de Rua foram tratadas por ela.
Euclides Robalo
Por que o aeroporto de Vila Oliva não sai?
Felipe respondeu que é preciso que o projeto saia do papel urgentemente. Ainda defendeu a construção de um condomínio industrial na área do aeroporto, para ampliar a geração de empregos no município.
Elton Lima
O que pode ser feito para melhorar o trânsito de Caxias, principalmente perto das escolas centrais - na entrada e saída de alunos das escolas - para melhorar o caos que fica?
Adiló respondeu e tratou sobre o recapeamento e sinalização das ruas. Argumentou que é preciso uma participação mais efetiva da Fiscalização do Trânsito próximo das escolas centrais.
As perguntas dos jornalistas do grupo RBS:
Juliana Bevilaqua perguntou para Scalco:
Uma reclamação dos empresários, gestores e profissionais de RH é a dificuldade de contratação de mão de obra qualificada e de retenção de talentos. O relato é de que as pessoas, em geral, não querem trabalhar aos finais de semana e feriados e acabam migrando do comércio e dos serviços para a indústria. Ao mesmo tempo, Caxias se propõe a ser turística e precisa de mão de obra para o comércio e os serviços. Como o seu governo vai resolver essa equação?
Tríssia Ordovás Sartori perguntou para Denise:
Gostaria de trazer um tema que é pouco explorado tanto no horário eleitoral quanto neste debate. Vocês, candidatos, falam bastante sobre futuro. Considerando que o futuro passa, essencialmente, por crianças e adolescentes, quais são os projetos do candidato/candidata para melhorar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social?
Ciro Fabres perguntou para Felipe:
O candidato é a favor da remodelação da Avenida Júlio, ou deixa como está? As mudanças são cosméticas ou profundas? Qual o tamanho dessa remodelação?
André Fiedler perguntou para Adiló:
Uma das principais críticas à sua gestão foi a quantidade de obras realizadas simultaneamente, muitas vezes impactando a mobilidade. Por que tantas obras foram realizadas ao mesmo tempo e como pretende encaminhar a programação de obras em um novo mandato?
- Quarto bloco: mais uma rodada com cada candidato escolhendo um adversário para questionar, com pergunta, resposta, réplica e tréplica.