O Pioneiro está publicando uma série de 10 depoimentos de moradores de Caxias do Sul. Eles falam espontaneamente pela questão formulada pela reportagem: Como é a Caxias do Sul que você quer? Os depoimentos, pela representatividade de moradores que reúnem, oferecem subsídio importante sobre a cidade e o município para os candidatos à prefeitura.
Leonardo Ricardo*, 35 anos, morador do bairro Belo Horizonte
"Sou natural de Porto Alegre e moro em Caxias do Sul há 20 anos. Não tenho vergonha de dizer que na capital eu puxava carreta de papelão, porque é um trabalho honesto, mas eu vim atrás de emprego e sempre tive. Há cinco anos trabalho em uma empresa de paineis solares, mas antes já fiz de tudo um pouco: marcenaria, vidraçaria, carga e descarga de caminhões, ajudante de obra, borracharia. Quem não está atrás de vida fácil consegue trabalhar em Caxias.
Para minha família a vida também melhorou. Minha esposa recebe o bolsa-família, as assistentes sociais são muito atenciosas, já arrumaram móveis para nós. A gente morava no Vila Ipê, em uma área de risco, e quando nos tirou de lá a prefeitura pagou o aluguel de uma casa por cinco anos, até que nos deram esta onde moramos hoje. Meus dois filhos, uma menina de 11 anos e um menino de 13, estão indo bem na escola. O mais velho estuda no Murialdo desde os cinco anos, tem bolsa de estudos, e já sabe de coisas que eu nunca aprendi. Raiz quadrada ele já tentou me ensinar, mas não teve jeito.
A vida aqui no Belo Horizonte é tranquila. Não tem consumo de droga na rua, como em outros bairros vizinhos que chega a dar pena de ver. As ruas estão bem iluminadas, agora até com lâmpada de LED. Eu só tenho a agradecer a Caxias, e a cidade que eu quero é uma em que todos possam melhorar de vida como minha família e eu melhoramos, com ajuda e oportunidade".
*Depoimento ao jornalista Andrei Andrade