Apoiadores e a direção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Caxias do Sul reuniram-se no plenário da Câmara de Vereadores na manhã deste sábado (3) para confirmar a pré-candidatura de 24 nomes ao legislativo caxiense. A convenção era uma das mais aguardadas do cenário político local porque a sigla não havia definido apoio a nenhuma chapa majoritária. Com o ato, a decisão foi mantida: o partido mantém a neutralidade. Mesmo assim, o principal recado do encontro foi o pedido de fortalecimento da bancada do PSB no município.
Já no final da convenção, o presidente municipal do PSB, Adriano Boff, orientou que os pré-candidatos a vereadores e apoiadores do PSB podem escolher entre as chapas majoritárias de MDB, PT e PSDB, que têm como pré-candidatos a prefeitura, respectivamente, o vereador Felipe Gremelmaier, a deputada federal Denise Pessoa e o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico. O único pedido é que ninguém se alie a chapa do PL, que tem como pré-candidato o vereador Maurício Scalco. A direção da sigla não concorda com as diretrizes desta chapa.
Mas, numa manhã de plenário cheio, representantes do PSB e, inclusive, os atuais vereadores da sigla fizeram questão de enaltecer o partido e o trabalho para pelo menos manter uma bancada de três parlamentares no legislativo caxiense. Os pré-candidatos até tomaram as cadeiras nas mesas do plenário no ato. O objetivo foi tema central dos discursos de Zé Dambrós e Wagner Petrini, o Muleke, dois dos representantes na atual legislatura. Gilfredo De Camilis também estava presente.
Os dois vereadores fizeram questão de lembrar que o partido costuma dar oportunidades aos suplentes. Por isso, pediram empenho total aos pré-candidatos para que, independente dos nomes, a sigla siga com representantes.
— O PSB é um partido de oportunidades, é um partido que dá oportunidade aos suplentes, e as pessoas que conhecem os vereadores que passaram por essa casa têm muito orgulho de todos — declarou Zé Dambrós.
Já Petrini também destacou que um dos objetivos da sigla é ter uma candidatura própria ao Executivo em 2028. Em discurso, o vereador e ex-secretário da Habitação do município lembra da importância do trabalho que cada um dos nomes escolhidos já realiza nas comunidades deles.
— Cada um aqui sabe quantas pessoas ajudaram nos seus bairros — destaca Petrini.
Participaram ainda do ato o deputado estadual Elton Weber e Vicente Bogo, que foi candidato do PSB ao Estado em 2022. Em discurso, Weber reafirmou que a direção estadual do partido respeita a decisão da sigla em Caxias.
Pré-candidatos marcam presença
No ato do PSB, os pré-candidatos à prefeitura marcaram presença. Adiló Didomenico, Denise Pessoa e Felipe Gremelmaier conversaram com os apoiadores e pré-candidatos da sigla.
Adriano Boff agradeceu a presença do trio. Gremelmaier e Denise também discursaram no plenário. Adiló deixou o ato no início. Segundo Boff, o pré-candidato e atual prefeito precisou ir a um velório.