Caxias do Sul terá uma chapa à reeleição em 2024. Na tarde de sábado (3), a federação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania oficializou a chapa com os pré-candidatos Adiló Didomenico, atual prefeito, e Edson Néspolo, pré-candidato a vice. Com aclamação dos presentes em convenção partidária, a coligação com PRD, União Brasil, Democracia Cristã e Republicanos também está confirmada.
O ato ocorre no antigo prédio da Malharia Stumpf, na Rua Garibaldi. Antes da apresentação oficial da chapa, os 24 pré-candidatos da federação (22 são do PSDB e 2 do Cidadania) puderam inscrever-se para discursar. Depois, um vídeo foi exibido com recados de nomes reconhecidos da federação. Entre eles, do governador Eduardo Leite.
Em outras salas do mesmo prédio, ocorriam as convenções partidárias de PRD, União Brasil e Democracia Cristã.
Os pré-candidatos à chapa majoritária iniciaram os discursos perto de 17h. Adiló relembrou a trajetória como prefeito. Ele destacou projetos da própria gestão, como a Central de Monitoramento Eletrônico, e o andamento de processos como o Caso Magnabosco, que terá julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). O pré-candidato à reeleição também afirmou que as obras de revitalização dos acessos aos bairros Planalto e Desvio Rizzo serão concluídas.
— Tivemos um resultado positivo na última eleição e teremos novamente neste ano. Deixamos de lado as diferenças partidárias para construir em prol do bem de Caxias — declara Adiló.
Além de elogiar o pré-candidato a vice, Adiló relembrou que os dois já atuaram juntos em administrações municipais anteriores.
Da mesma forma, Néspolo destacou ações da gestão de Adiló. Em discurso efusivo, o pré-candidato a vice, que é filiado ao União Brasil, afirmou que também escolheu participar da chapa pelo projeto apresentado, que busca modernizar a administração pública.
— Estou feliz de estar aqui, escolhi esse projeto porque aqui tem afeto e firmeza, tem trabalho e organização — afirma Néspolo.
Ex-prefeito demonstra otimismo com chapa
O ato contou ainda com discursos dos presidentes dos partidos coligados, como Idair Moschen (Cidadania), Kiko Girardi (União Brasil), Elisandro Fiuza (Republicanos) e o deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB). Neri, inclusive, relembrou que a chapa e o plano de governo que será apresentado foram construídos após meses de diálogo.
Quem também pediu a palavra no ato foi o ex-prefeito de Caxias, Mansueto Serafini Filho, a quem Adiló chamou de "ídolo" na convenção. O ex-chefe do executivo demonstrou otimismo na futura campanha.
Além disso, pediu que os pré-candidatos a vereadores, além dos atuais parlamentares dos partidos, se empenhem em ajudar a chapa majoritária. Para Serafini Filho, este apoio é fundamental nas eleições.
— É preciso trabalho constante de todos vocês. Principalmente de vocês, da Câmara Municipal — destaca o ex-prefeito.