Agosto é um mês importante para o andamento das eleições municipais, pois é o período em que se iniciam as propagandas eleitorais em todos os meios de comunicação e mídias sociais, além de encerrar-se a janela de cadastramento de candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Já os eleitores precisam prestar atenção desde já nos locais de votação em Caxias do Sul, onde houve mudanças em três zonas eleitorais. Confira abaixo.
Datas importantes no calendário eleitoral de 2024
5 de agosto – Término do período de convenções
Último dia para que os partidos políticos e as federações realizem convenções para deliberar sobre a formação de coligações e sobre a escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
15 de agosto – Prazo final para registro de candidaturas
Último dia para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores:
a) até as 8h, por transmissão via internet; ou
b) até as 19h, em mídia entregue nos cartórios eleitorais.
16 de agosto – Começo da campanha eleitoral
Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet.
30 de agosto – Começo do horário eleitoral
Data a partir da qual, e até 3 de outubro de 2024, será veiculada a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno.
Mudança de locais de votação em Caxias do Sul
De acordo com as informações do chefe do Cartório Eleitoral da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, três zonas eleitorais sofreram mudanças:
Zona 16ª
Alguns eleitores da Zona 016ª terão um novo local de votação, sendo a EMEF Santa Corona – Avenida Cabo Machado Severo, 810, bairro Santa Corona.
Outros já terão mudanças definitivas. Duas seções que eram no Salão da Comunidade Santíssima Trindade foram transferidas para a EMEF Luciano Corsetti (travessa Vacaria, 312, bairro Kayser). E três seções que estavam na Escola São Vicente foram colocadas no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio da Forqueta (Rua Padre Vicente Bertoni, 1.390).
E por último, uma mudança provisória, apenas para 2024, onde duas seções que eram na EEEF Renato Del Mese serão instaladas na Subprefeitura de Vila Cristina (Rua Cidadania, 36).
Zona 136ª
Alguns novos locais de votação foram definidos, como a EEEF Theodosio Rocha Netto (Rua Angelo Chitolina, 345) para votantes dos bairros Santa Catarina e São José; o Sest/Senat (Rua Luís Francescutti, 41) para eleitores dos bairros Pioneiro, Nossa Senhora da Saúde e Vinhedos; o Salão Paroquial Santo Antônio (Rua Félix Spinato, 438) para eleitores do bairro Cinquentenário; e o Salão da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe (Rua Menino Deus, 148) para eleitores do loteamento Brandelise.
Para as votações deste ano, eleitores das seções 24, 294, 429, 477 e 521, localizadas na EMEF João de Zorzi, foram transferidos para a Escola Professora Ester Justina Troian Benvenutti.
Zona 169ª
Eleitores da UBS Campos da Serra foram transferidos, em definitivo, para a EEI Suzel Serafini (Rua Joaquim Longo, 1.060, no loteamento Campos da Serra), que fica ao lado da UBS.
Mas, para conferir todas as alterações de cada seção, basta o eleitor acessar o aplicativo e-Título e conferir em “onde votar”. O app está disponível na Apple Store e Play Store.