Os partidos caxienses estão cada vez mais decididos dos rumos que seguirão nas eleições municipais. Ao todo, 12 siglas já realizaram suas convenções partidárias, momento em que definem seus pré-candidatos e coligações, e destas, três (PT, PDT e PSD) já oficializaram pré-candidatos para prefeito ou vice.
No próximo final de semana, mais nove partidos irão fazer suas confirmações e, com elas, devem sair mais cinco nomes para cargos majoritários (à prefeitura): o atual prefeito Adiló Dinomenico (PSDB), para prefeito; Edson Néspolo (União Brasil), para vice de Adiló; e Maurício Scalco (PL) para prefeito por uma aliança de partidos de direita; Gladis Frizzo (PP) para vice de Scalco; e Felipe Gremelmaier (MDB) para prefeito. Além disso, uma das convenções mais aguardadas é a do PSB, que ainda não escolheu para qual lado seguirá este ano e deve "bater o martelo" no sábado (3/8).
Convenções já realizadas
Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV)
A federação lançou a deputada federal e ex-vereadora de Caxias do Sul, Denise Pessôa (PT), para o cargo de prefeita.
PDT
O PDT fez uma coligação com o PT, e o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho será o vice de Denise.
Rede, PSOL e Avante
Com a federação e o PDT, coligam os partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e Avante, que realizaram convenções conjuntas em 27/7, com pré-candidatos para vereador, com exceção do Avante, que não tem nomes para a disputa proporcional.
PSD
O PSD se uniu ao MDB e ofereceu o atual presidente do partido, Michel Pillonetto, para ser o vice de Felipe.
PRTB e Republicanos
Os dois partidos lançaram apenas pré-candidatos para vereador e estão na coligação com a chapa majoritária, ainda não oficializada, do atual prefeito Adiló Dinomenico (PSDB) e Edson Néspolo (União Brasil).
Podemos e Novo
Também participar das eleições municipais apenas com candidatos para vereador, mas já fecharam a coligação com a chapa de Scalco para prefeito e Gladis para vice.
Próximas convenções
Confira a agenda na reta final do prazo:
3 de agosto
PSB
A reunião do PSB será realizada na Câmara de Vereadores, às 8h30min. É uma das convenções mais esperadas, dado que o partido é o único que ainda não escolheu qual chapa majoritária apoiará.
PSDB, Cidadania, PRD, União Brasil e Democracia Cristã
Na mesma data, esses cinco partidos se encontram, mas na sede da coligação (Rua Garibaldi, 248), a partir das 14h, quando deve ser oficializada a chapa Adiló e Néspolo à prefeitura e vereadores.
MDB
O MDB confirmou a pré-candidatura do atual vereador, Felipe Gremelmaier, para prefeito. A convenção do MDB é das 9h às 12h, na sede do MDB.
4 de agosto
PL e PP
Na Câmara de Vereadores, o PL se reúne às 9h e deve lançar o vereador Maurício Scalco como pré-candidato a prefeito e demais candidatos.
Na mesma data e local, o PP também se encontra, mas a partir das 8h, e deve oficializar a vereadora Gladis Frizzo como vice de Scalco, além dos candidatos a vereador.