Mais uma troca na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul será confirmada nesta terça-feira (26). A partir das 8h30min, será empossado o sexto suplente do PSB, Adam Rech, no lugar de Nelson Acioly — que foi chamado para retomar a função de fiscal que exercia na Codeca antes de integrar a atual legislatura. O quinto suplente do partido seria o ex-vereador Rodrigo Beltrão, que desistiu da função.
Rech tem 36 anos e é natural de Caxias do Sul. Nas eleições municipais de 2020, a primeira que disputou, somou 707 votos. Desde 2022, é secretário-geral da União das Associações de Bairros (UAB). Entrou na política por influência dos pais, Anilton e Vera, lideranças comunitárias da zona oeste de Caxias: entre 2002 e 2003, o pai esteve na presidência da Associações de Moradores (Amob) do Loteamento Mariani. Já a mãe foi a primeira presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola Paulo Freire, no Mariani.
Rech é filiado ao PSB há 15 anos, e foi assessor entre 2016 e 2019 do então vereador Elói Frizzo (PSB). O agora vereador é casado com Vanessa e é pai de duas filhas: Sofia, 12 anos, e Isis, 6.
Março está sendo um mês movimentado para o PSB na Câmara de Vereadores. O partido terminará o mês com um rodízio de três filiados em uma das cadeiras. No dia 5, o terceiro suplente dos socialistas, Alberto Meneguzzi (que se filiou ao PSD no último sábado, 23), foi substituído pelo quarto suplente, Nelson Acioly.
Em abril, uma nova troca nesta cadeira já está confirmada: até o dia 5, Wagner Petrini deixa o governo para cumprir o prazo hábil para que possa ser candidato em outubro. Assim, ele retorna à Câmara no lugar de Adam Rech e une-se novamente à Zé Dambrós e Gilfredo De Camillis na bancada socialista.