A aula inaugural do curso de direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS) trouxe uma palestra sobre os desafios para as eleições de 2024. Realizada na noite desta terça-feira (19), ela abordou também a tecnologia da informação no cenário eleitoral.
O evento contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, do desembargador Jorge Luís Dall’Agnol (TRE-RS) e do secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto. Dentro do cenário apresentado, o combate à desinformação foi citado como um dos desafios para o próximo pleito.
— O desafio das últimas eleições tem sido a desinformação, que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm estado bastante atentos a essa questão. É algo que impacta diretamente tanto o sistema eleitoral quanto a imagem de algum candidato que tenha sido colocado na rede social de forma depreciativa, além dos discursos de ódio, antidemocráticos ou desconstruindo o sistema eleitoral. Isso é um grande desafio — declarou a presidente.
A ação foi promovida pela Área de Ciências Jurídicas da UCS. Apesar de ter foco em aspectos jurídicos, o professor Edson Dinon, diretor do setor na universidade, destacou que a conversa relacionou-se a todos os campos acadêmicos.