Passando por reformas, a Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti — popularmente conhecida como o plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul — está fechada. Além do telão, que já foi substituído por um novo, haverá novidades em todo o mobiliário do espaço, incluindo mesas, cadeiras e tribuna, a partir deste ano.
As mesas dos vereadores serão substituídas, assim como a tribuna e a bancada da Mesa Diretora, que será ampliada para comportar mais autoridades em sessões solenes. O móvel antigo, que por décadas abrigou a presidência do Legislativo durante as sessões, deverá ser utilizado na Sala das Comissões Adelar Bertussi, no segundo andar da Casa. As cadeiras dos parlamentares passaram por reformas e ganharam novo revestimento, deixando o tom marrom-avermelhado para receber uma capa preta.
Por isso, a sessão extraordinária da última sexta-feira (que votou a admissibilidade do processo de cassação do prefeito Adiló Didomenico) foi realizada na Sala das Comissões Geni Peteffi, no primeiro andar. O espaço está configurado para receber sessões desde a metade de dezembro, quando encerrou-se o ano legislativo (em 14 de dezembro), mas a Câmara precisou realizar sessões extraordinárias na semana anterior ao Natal.
Sem os instrumentos eletrônicos para registro dos votos, a atual presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos (PSDB), teve que recorrer ao papel e caneta para anotar a opção de cada parlamentar. Os vereadores também registraram suas presenças nominalmente, que foram devidamente escritas no livro de presenças.
A previsão da Câmara é de que todas as melhorias sejam concluídas até o final do mês de janeiro, para iniciar o ano legislativo com as mudanças finalizadas no plenário. A primeira sessão ordinária de 2024 está marcada para 1º de fevereiro.