MDB e PSB, cada um, se reúnem neste sábado (28), em Caxias, para grandes eventos de mobilização partidária. Neste momento, no cenário eleitoral, são os dois maiores partidos com os rumos mais indefinidos: ambos têm pelo menos três opções de caminhos para optar seguir nas eleições municipais de 2024. A definição, portanto, pode amadurecer nesses encontros.
A manhã de sábado começa com os socialistas, às 8h, no Tri Hotel Executive (Rua Garibaldi, 153, bairro Pio X). Com o tema "Onde estamos, para onde vamos", o partido quer reunir os filiados e atrair novos nomes para a sigla. O evento gera expectativa no diretório socialista há pelo menos dois meses. O presidente estadual do PSB, Mário Bruck, deve estar presente no encontro.
O PSB é, no momento, o partido caxiense com mais opções na mesa para as eleições municipais. Atualmente, ocupa base do governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), caminho que pode seguir com apoio a uma eventual candidatura a reeleição de Adiló. Há também a possibilidade de compor frente com a esquerda, liderada pelo PT, que se organiza com pelo menos cinco partidos (PCdoB, PV, PSOL, Rede e Solidariedade).
Outra possibilidade seria reeditar uma chapa com o MDB, parceiros em pleitos recentes, e que foi repetida em 2020, quando o candidato à majoritária foi Carlos Búrigo, atual presidente dos emedebistas em Caxias, com o vice Elói Frizzo (PSB). O quarto caminho seria lançar uma candidatura própria à prefeitura, mas, neste momento, é a opção mais improvável.
O presidente do partido em Caxias, vereador Zé Dambrós, tem boas expectativas para o encontro. Segundo ele, a ideia é valorizar os membros que concorreram nas eleições de 2020. Quando questionado sobre as alternativas na mesa do PSB, Dambrós pediu “calma”.
Elói Frizzo, o ex-vice, diz que é um “momento de discussão”, e ressalta a diretriz nacional de compor com partidos da centro-esquerda, especialmente o PDT, com quem os socialistas devem formar federação para 2026. A união dos dois, para Frizzo, é “perfeitamente possível”. Já o vereador Alberto Meneguzzi (PSB) afirma que o foco do encontro será em atrair novas pessoas para o partido e compor nominata para a disputa eleitoral, e despista sobre alguma definição a respeito das possibilidades.
– O partido quer ouvir seus filiados e lideranças e discutir o cenário que se apresenta. Nada está definido em termos de composição, até porque todas as siglas têm conversado. Apresentar uma nominata de candidatos é a prioridade. É momento de ouvir, discutir, refletir e de se encontrar.
“Mobiliza 15” terá palestras aos filiados
O Mobiliza 15, que tem como tema "Semear trabalho, partilhar conquistas", é o encontro macrorregional do MDB em nível estadual, que fará neste sábado sua edição de Caxias do Sul. Será a partir das 8h30min, no Sky Samuara Hotel (Avenida Frederico Segala, bairro Samuara). A programação prevê quatro palestras, seguidas de um ato político. O consultor jurídico do MDB-RS, Milton Cava, dará orientações jurídicas para as eleições municipais. O presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) no Estado, Guto Scherer, falará de caminhos e bandeiras. Na sequência, a cientista política Elis Radmann e o jornalista Cléber Benvegnú trabalharão posicionamentos e campanha para 2024.
Em Caxias, o cenário eleitoral tem um nome central para definir o caminho do próprio MDB, mas também de outras siglas: José Ivo Sartori. Ele é, no momento, o nome preferido dos emedebistas para o pleito, porém improvável, já que o ex-prefeito de Caxias deve optar por não concorrer. Sem ele, o partido tem a opção de lançar outro candidato próprio, ou compor chapa com PDT, PSD ou até mesmo com o PT, a exemplo dos partidos em nível federal, que compõem aliança.
– Estamos conversando com diversos partidos para discutir a Caxias que queremos, para buscar uma unidade para as próximas eleições. O MDB, pela história do partido, pelo que representa e pelas administrações do ex-prefeito Sartori, que deixaram um grande legado, quer também colocar candidato a prefeito, mas isso não significa que não vamos ouvir outros partidos, pelo contrário – diz Carlos Búrigo.
A respeito do encontro, o vereador Felipe Gremelmaier (MDB) têm boas expectativas, e afirma que o foco principal é a mobilização e preparação para as eleições. O discurso é endossado por Carlos Búrigo.
– Vamos mobilizar o partido para as eleições municipais, buscar fazer um diagnóstico e discutir com a população as demandas por segmentos. Queremos construir um plano de governo, junto com a sociedade – enfatizou Búrigo.