A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde deverá ser instalada em nova reunião com os integrantes marcada para a manhã de segunda-feira (3), na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Esta decisão foi tomada na sexta-feira (30), em encontro com os membros da comissão, presidida pelo vereador Rafael Bueno (PDT). Ainda na segunda, será definido o regimento interno da CPI, que vai definir as diretrizes de trabalho para os vereadores. Será a partir desse dia que começará a contar o prazo de 120 dias para a comissão investigar a situação da saúde pública caxiense.
Segundo Bueno, a reunião foi adiantada para esta sexta-feira por conta de uma agenda da vereadora e relatora da CPI, Estela Balardin (PT), em Brasília, na segunda. Mas a instalação da comissão ficou mesmo para o dia 3 por necessidade de “alinhamentos jurídicos”.
– Com a assessoria jurídica da Câmara, e para podermos definir os trabalhos de forma bem correta, vimos a necessidade de que se crie um regimento interno da CPI. Distribuímos um ofício, que o jurídico está nos ajudando a formatar, para que os vereadores tragam à Câmara suas opiniões do que podemos ou não fazer, e vamos aprovar na segunda-feira, para termos uma diretriz. Hoje (sexta-feira, dia 30) foi uma reunião de organização – destacou o vereador.
Ainda de acordo com Rafael Bueno, o grupo definiu que todas as reuniões da CPI serão às segundas-feiras, sempre a partir das 8h30min, e se houver algum parlamentar ausente de forma presencial, será possível participar do encontro de forma remota.
Integrantes da CPI
- Rafael Bueno (PDT), presidente
- Maurício Scalco (Novo), vice
- Estela Balardin (PT), relatora
- Adriano Bressan (PTB)
- Alberto Meneguzzi (PSB)
- Alexandre Bortoluz (PP)
- Olmir Cadore (PSDB)
- Renato Oliveira (PCdoB)
- Rose Frigeri (PT)
- Velocino Uez (PTB)