Em reunião na tarde de ontem no Ministério da Saúde, em Brasília, o chefe da assessoria especial de assuntos parlamentares do Ministério da Saúde (MS), Francisco José D’Angelo Pinto, deu uma boa notícia à comitiva da Serra que foi à capital federal tratar das demandas envolvendo o Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul – a habilitação dos leitos e os recursos federais para custeio da operação:
– Helvécio (Magalhães, Secretário de Atenção Especializada à Saúde do MS) me autorizou a falar aqui com vocês que o pleito de Caxias do Sul está bem encaminhado e prestes a ser resolvido. Ele não me permitiu informar valores, mas é muito próximo do que está sendo pleiteado aí – afirmou Francisco na reunião.
O chefe da assessoria especial recebeu a comitiva da Serra, com 20 integrantes (veja lista abaixo), para tratar de três temas principais: a habilitação dos novos leitos do HG, a solicitação de aumento do Teto MAC (média e alta complexidade) de Caxias e a habilitação da UPA Central como UPA 3 após encaminhamento do plano de prevenção e proteção de combate a incêndio (PPCI), feito em 2020. Francisco teve que se ausentar da reunião em determinado momento para se encontrar com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o secretário Helvécio, na qual recebeu a confirmação da proximidade de conclusão do pleito.
No início da reunião, o diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, apresentou dados a respeito do hospital. O valor necessário para o custeio da ampliação, mencionado por Junqueira, é de R$ 7,03 milhões.
– Francisco colocou que teríamos com certeza boas notícias nos próximos dias. Não temos como precisar ainda uma data, mas o ministério se comprometeu em o mais breve possível colocar esta informação de forma oficial. Foi um momento ímpar da história regional e uma conquista para Caxias e região – destacou Junqueira.
Preocupado, o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, fez uma manifestação pedindo “socorro” à saúde de Caxias, que, de acordo com ele, “vai entrar em colapso”.
– Até onde deu, o município de Caxias vem bancando (a saúde), agora não dá mais. Tem outra conta pesada que é a área social, que também tem a ver com a saúde e está drenando todos os recursos do município. O sistema de saúde de Caxias vai entrar em colapso. Estamos nessa caravana tão expressiva pedindo socorro. Não tem como esperar – relatou o prefeito.
Após a agenda, a deputada federal de Caxias, Denise Pessôa (PT), definiu o encontro como “importante e representativo”, pelos temas que foram abordados e pela quantidade de participantes da Serra.
Após o encontro no Ministério da Saúde, a comitiva ainda participou da reunião da bancada gaúcha no Congresso, que se comprometeu a fazer um documento coletivo apoiando o pleito dos leitos do hospital.
Os membros da comitiva
Deputados
- Denise Pessôa (PT), deputada federal
- Pepe Vargas (PT), deputado estadual
- Neri, o Carteiro (PSDB), deputado estadual
Prefeitos
- Adiló Didomenico (PSDB), prefeito de Caxias
- Fabiano Feltrin (PP), prefeito de Farroupilha
Representantes do Hospital Geral
- Germano Schwartz, diretor executivo da Fucs
- Gelson Rech, Reitor da UCS
- Sandro Junqueira, diretor do Hospital Geral
Vereadores
- José Dambrós (PSB), vereador de Caxias e presidente da Câmara de Vereadores
- Olmir Cadore (PSDB), vereador de Caxias e presidente da Comissão de Saúde
- Lucas Diel (PDT), vereador de Caxias e líder de governo na Câmara
- Gilmar Peruzzo, vereador de Nova Prata e presidente do Parlamento Regional da Serra Gaúcha
- Maurício Bellaver (PL), vereador de Farroupilha e presidente da Câmara de Vereadores
- Volnei Cattivelli (MDB), vereador de Fagundes Varela
- Márcio De Conto (MDB), vereador de Nova Bassano
Representantes da saúde
- Rogério Rodrigues, diretor executivo da Associação Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias)
- Mario Taddeuci, diretor jurídico da Secretaria Municipal de Saúde
- Alexandre Silva, presidente do Conselho Municipal da Saúde de Caxias
- Ney Stedile, diretor de Saúde da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC Caxias)
- Lisiane Fagundes, diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE)