A prefeitura de Caxias do Sul iniciará 2023 com troca na gestão da Secretaria de Cultura. À frente da pasta desde a posse do prefeito Adiló Didomênico, em 2020, Aline Zilli passará o cargo para a atual diretora geral da Cultura, Magali Quadros, que assumirá de forma interina. A mudança já estava prevista, segundo a própria Aline:
— Estava acordado desde que assumi a Secretaria que estaria à frente da pasta por esse período para a retomada dos trabalhos da cultura. O trabalho feito até aqui terá continuidade com a equipe que agora será liderada pela Magali — declarou.
Em sua gestão, Aline liderou projetos o desfile cênico da Festa da Uva, a comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna e os 75 anos do Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn. No período, também foi desenvolvida a visita guiada ao Complexo da Maesa junto da Feira Maesa Cultural.
Além disso, Aline enfrentou o desafio de retomar os eventos e dar suporte aos artistas prejudicados pela pandemia de coronavírus.
— Vivemos um período caótico para o setor em função da pandemia, mas mesmo assim realizamos diversas ações importantes para a área, como a implementação do Programa de Formação e Qualificação para servidores e Comunidade Cultural e a qualificação do inventário urbano de prédios com valor histórico, cultural e arquitetônico — afirmou.
Com vasto currículo na área cultural, Magali Quadros assume o cargo de forma interina no dia 2 de janeiro. Diretora geral da pasta, Magali é formada em Filosofia e possui mestrado em Turismo e Teatro. A futura secretária de Cultura foi Coordenadora do Caxias em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas, de 2005 a 2015 e diretora cênica e figurinista do Desfile da Festa da Uva em 2012 e 2014.