O Pioneiro retoma a seção A Serra Fala com o olhar no segundo turno. A partir desta edição, a seção pergunta a prefeitos de cidades da região e representantes de associações regionais de municípios quais são as prioridades da Serra Gaúcha que devem ser observadas pelos futuros governantes. Nesta primeira reportagem participam o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PP), e o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira (PSDB).
As prioridades dos prefeitos
Fabiano Feltrin (PP), prefeito de Farroupilha
"Com certeza, o olhar criterioso da região da Serra Gaúcha deve ser para a saúde. Entendo que o Estado e a União precisam, com urgência, corrigir a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como acelerar a fila para consultas e cirurgias, e contratualizar o financiamento da operacionalização dos recursos dos hospitais, que já ameaçam a suspensão de determinados serviços. Na minha opinião, a saúde e a educação sempre foram e sempre serão as principais áreas a serem cuidadas pelo poder público, pois nada vale mais do que o bem-estar das pessoas."
Diogo Siqueira, prefeito de Bento Gonçalves
"Somos a região que mais produz no Estado, mas temos estradas que estão muito aquém do nosso potencial econômico. A BR-470 e a RS-453 precisam ser duplicadas. Em questão macro, acesso a partir da Serra para a Rodovia do Parque (a chamada Rodovia da Serra, prolongamento da BR-448 até Portão) para facilitar o caminho até Porto Alegre e o escoamento da produção para o porto de Rio Grande. Muito importante a continuação do projeto do Porto do Litoral Norte gaúcho. Criar um polo de saúde em Bento, pois Caxias não comporta mais o atendimento a toda a população da Serra. Fortalecer o Ensino Fundamental nos municípios com ajuda do Estado na transferência de vagas."