O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu uma nota oficial sobre o cancelamento da vinda do ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a Bento Gonçalves. O anúncio de que Fux não viria mais à Serra ocorreu na quarta-feira (25), informado pela assessoria do ministro, sob justificativa de falta de segurança, sem mais detalhes.
Agora, a nota oficial do STF, oficializada na quinta-feira (26), justifica que o cancelamento da palestra com o tema Risco Brasil e Segurança Jurídica, no dia 3 de junho, se deu “por recomendação da equipe de segurança do STF em razão da localização do evento”. A manifestação também informa que “a palestra coincidiria com a montagem de um grande evento naquele município”, referindo-se à ExpoBento — a feira começa no dia 9 de junho.
O evento chegou ter transferidos a sede - da Fundaparque para o Spa do Vinho - e a entidade realizadora — do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) para a OAB de Bento.
Leia na íntegra a nota divulgada pelo Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (26):
“O cancelamento da participação do presidente do STF, Ministro Luiz Fux, em palestra que seria proferida no RS, se deu por recomendação da equipe de segurança do STF em razão da localização do evento. A participação se daria ‘pro-bono’.
Por procedimento padrão, toda viagem, visita – institucional ou protocolar – do Presidente do Supremo é precedida de uma análise de riscos, levando em conta, principalmente, as áreas, instalações e acessos aos locais dos eventos.
No caso de Bento Gonçalves, a palestra coincidiria com a montagem de um grande evento naquele município. Considerando que a segurança não teria como controlar o acesso e o trânsito dos convidados, a Secretaria de Segurança do STF contraindicou a ida do Ministro Fux”.