"Se não dermos asas, eles não voam". É assim que o professor Adriano Gomes Morandi define a sua profissão e a iniciativa do projeto Por Uma Caxias Melhor. A atividade proposta deseja integrar os jovens de Ensino Médio com a vida política e fazê-los refletir sobre o papel deles para transformar a cidade onde vivem.
Inspirado pelas campanhas de alistamento de jovens eleitores para o pleito de 2022 e pela dificuldade dos alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer em entender as diferenças entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, professor Adriano motivou-se a iniciar o projeto. Segundo ele, isso aproximou os alunos depois de quase dois anos afastados presencialmente da escola por conta da pandemia da covid-19.
As ações iniciaram-se por meio de redações com o tema "Jovem na Política". A partir disso, Adriano notou que muitas ideias inovadoras saíram dali.
— Expliquei que nós moramos em Caxias, uma "míni Brasília", o sistema é o mesmo. Lá eles usam mais a Constituição Federal. Aqui (em Caxias) temos a Lei Orgânica. Eles começaram a se interessar muito pelo assunto — relatou.
A etapa seguinte abriu novas possibilidades para os alunos. Adriano propôs que eles escrevessem projetos de leis, após o estudo da Constituição, da Lei Orgânica e das secretarias que compõem o município. No total, mais de 300 alunos do 1º, 2º e 3º anos do Emílio Meyer participaram do projeto. Além da instituição, cerca de 60 estudantes do Ensino de Jovens Adultos (EJA) do Centro Educacional Mutirão também tiveram sua experiência como "legisladores do município".
NA CÂMARA
Com vontade de explorar ainda mais a capacidade dos alunos, Adriano procurou alguns vereadores do município para apresentar o projeto. Segundo o professor, o vereador Sandro Fantinel (Patriota) foi o primeiro a entrar em contato e mostrou-se interessado no projeto. Dias depois, o professor entregou os projetos de lei, desenvolvidos pelos alunos, ao parlamentar.
Na última quarta-feira (27/4), durante a sessão ordinária, Fantinel usou seu espaço no chamado Grande Expediente para apresentar o projeto. Na ocasião, quase 200 alunos ocupavam as cadeiras do plenário do Legislativo, entre estudantes do Emílio Meyer e do Mutirão. No telão, cinco projetos de lei foram apresentados pelos estudantes, em formato de vídeo. Projetos relacionados à mobilidade urbana, educação e aprimoramento do Alô Caxias.
— No dia que fomos na Câmara, ver eles saindo da escola e assistir aos vídeos deles no plenário foi muito emocionante. A única coisa que diferencia a nossa escola das escolas particulares são os recursos. Só isso — comentou a diretora do colégio, Fabiane Zanettini.
Mobilidade, concurso educacional e Caxias.com
Um dos projetos da aluna Gabriela Matians deseja criar o Desafio Educacional Municipal, uma espécie de concurso para alunos de terceiros anos de escolas públicas e particulares. A ideia é que os três primeiros lugares ganhem bolsas de estudo em instituições da cidade. Segundo o professor, a proposta ganhou a atenção de alguns vereadores que o procuraram para entender mais detalhes.
A aluna Fernanda dos Reis Vidal, 16, foi quem propôs o Caxias.com, um site para direcionar as demandas da comunidade a um órgão competente da prefeitura, para esclarecer, organizar e mostrar os problemas em um site. Ali, a comunidade poderia acompanhar e cobrar a sua fiscalização em prazo de 30 dias úteis.
— O pessoal (os colegas de aula) nem sabiam que existia o Alô Caxias. Se a prefeitura recebe as reclamações, são a porta de entrada para melhorar alguma coisa, e eles não estão fazendo, como vai dar certo? A ideia vem nesse sentido — explicou Fernanda.
Ingrid Luisa Coelho, 16, sonha em ser juíza e divide a rotina de sala de aula com um estágio em um escritório de advocacia da cidade. A jovem criou um projeto de mobilidade urbana com a colocação de totens nas EPIs (estações principais de integração) e paradas estratégicas - de grande movimento - para o controle de horários dos ônibus. Assim, os atrasos seriam notificados e multados.
— Nós precisamos olhar ao nosso redor. Muitas vezes, a gente não enxerga, estamos tão voltados a pequenas coisas… precisamos enxergar as situações do nosso cotidiano para melhorar nosso município — refletiu Fernanda.
"A gente não faz as pontes, fazemos muros"
Professor Adriano conta que os alunos querem que o projeto Por Uma Caxias Melhor continue no mesmo formato e de outras formas também. Fantinel já se disponibilizou a enviar alguns projetos de lei aprovados pela Casa e outros que não foram aprovados para o professor trabalhar em sala de aula.
— Quero mostrar o que é feito no nosso quintal, em Caxias do Sul. O jovem só está distante da política porque a gente não faz as pontes, fazemos muros — destaca o professor.
Adriano contou que, após a ida dos alunos à Câmara, outras instituições de ensino o procuraram interessadas em realizar o projeto com seus estudantes.
— É sempre bom estar inovando. Estamos acostumados a reclamar e achar que não vai dar em nada, mas deu em alguma coisa. Ou seja, algo pode mudar, as coisas podem ir para a frente. Se nós mostramos, damos impulso para outras pessoas fazerem também — comentou Fernanda.
ALGUNS PROJETOS
:: Alimento para todos: a proposta da aluna Andriele Maciel é fornecer a comida que sobra em estabelecimentos alimentícios por um preço simbólico de R$ 0,50 a famílias pobres. O valor arrecadado seria destinado ao restaurante comunitário da cidade.
:: Mobilidade urbana: a ideia da Ingrid Luisa Coelho é referente à mobilidade urbana. Propôs aos colegas a colocação de totens nas estações principais de integração (EPIs) e paradas estratégicas _ de grande movimento _ para o controle de horários dos ônibus. Assim, os atrasos seriam notificados e multados.
:: Construindo uma comunidade: Guilherme Colins propôs que a Codeca recolha os restos de obra da cidade. Após, devem ser disponibilizados aos presidentes de bairro para utilizar na infraestrutura e melhoria dos locais.
:: Desafio Educacional Municipal: Gabriela Matians sugeriu a realização de um concurso para alunos de terceiros anos de escolas públicas e particulares. Enquanto se divertem e estudam, os estudantes respondem a questões sobre o país e a cidade. A proposta ainda finaliza com a entrega de bolsas de estudos para quem ganhar os três primeiros lugares.
:: Caxias.com: a estudante Fernanda dos Reis Vial decidiu aprimorar o Alô, Caxias. Toda a demanda seria redirecionada a um órgão competente, com a finalidade de esclarecer, organizar e mostrar os problemas demandados em um site. Nele, a comunidade poderia acompanhar e cobrar a finalização em um prazo de 30 dias úteis.