Na corrida ao Palácio Piratini, os votos do eleitorado conservador são fundamentais para dois pré-candidatos em específico: o senador Luis Carlos Heinze (PP) e o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL). Eles buscam nas urnas e no palanque o apoio de eleitores e políticos alinhados ao presidente Jair Bolsonaro nas eleições para o governo do Estado. Embora as alianças ainda estejam longe da consolidação, não há, no momento, indicativo de um caminho único no RS entre os bolsonaristas na disputa eleitoral. O próprio presidente já declarou que recentemente que está confortável com o palanque duplo. Ou seja, apoia os dois pré-candidatos.
Confira o que pensam as lideranças ligadas a Bolsonaro em Caxias do Sul sobre a disputa entre Heinze e Onyx.
QUEM ELES APOIAM
Tita Gottert, presidente do PL Mulher em Caxias: "Eu voto no Onyx, com certeza. Eu não gosto porque a direita se dividiu entre o (Luis Carlos) Heinze, o senador, e o Onyx, que foi ministro do Trabalho e Previdência e um deputado sempre muito bem votado pelas suas ações. Ele (Onyx) é uma pessoa que inspira muitos novos políticos. Eu, particularmente, não tenho nada que desabone, sou PL, vou votar sempre na minha sigla, nos meus candidatos, desde que eles tenham competência. Eu acredito que o Onyx tem uma competência grandiosíssima para administrar o Estado."
Daniel Santos, pré-candidato a deputado federal pelo Republicanos: "Eu vou apoiar o Onyx para governador. Eu acompanho o Onyx há muito tempo, tenho uma amizade com ele na história da política. Vejo que ele contribuiu muito com o governo Bolsonaro estando nos ministérios e vai ser uma indicação do presidente. Apesar de ter essa aliança do Heinze com o governo Bolsonaro e com a direita, eu acredito que venha mais forte o Onyx para a campanha."
Nelson D'Arrigo, candidato a prefeito pelo Patriota em 2020: "Eu apoiaria o Onyx, com toda a certeza. Eu entendo que o importante para o Rio Grande do Sul é manter o Heinze como senador, ele rende muito mais nessa posição do que como governador. Neste momento, o Heinze tem que aproveitar para se perpetuar como senador. Para o RS, o Onyx é a melhor solução, independente do partido que ele estiver."
Sandro Fantinel, vereador do Patriota: "Já conversei há alguns dias atrás com o Heinze porque me dou muito bem com ele, acho ele um ótimo senador, um ótimo político, mas já falei e ele entendeu que o meu candidato é o Onyx Lorenzoni. Um dos motivos para hoje eu ser vereador foi com o apoio dele (Onyx), o considero meu padrinho político. Acredito que ele será um ótimo governador. O Onyx foi para o partido do presidente (Jair Bolsonaro). Por que o Heinze não se filia ao partido do presidente? Ele pode até apoiar o Bolsonaro, mas é diferente, não estou querendo desdenhar ninguém."
Milton Corlatti, ex-presidente do DEM Caxias e candidato a prefeito pelo partido em 2012: "Eu acredito que o Onyx Lorenzoni está muito bem preparado e tem toda a capacidade de governar o Rio Grande do Sul e fazer um belíssimo trabalho. Deu para mostrar (o trabalho desenvolvido pelo Onyx) nesses ministérios que ele passou, além da Câmara Federal. O meu apoio vai para o Onyx Lorenzoni."
Renato Toigo, ex-presidente do PSL Caxias e candidato a prefeito pelo partido em 2020: "Tanto o senador Luis Carlos Heinze como o deputado Onyx Lorenzoni são ótimos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. Por certo, um dos dois deve ocupar o Palácio Piratini no ano que vem. São políticos de direita, competentes e meus amigos, que terão plenas condições de bem governar o nosso Estado. Como ainda não defini meu destino político (ele pode ficar no União Brasil ou ir para o PL), hoje não me sinto em condições de declarar apoio a qualquer um dos dois. Quando definir a minha filiação partidária irei declarar apoio a um dos dois. Neste momento, os dois merecem o meu voto."