Seis vereadores de Caxias do Sul se mobilizaram na tarde desta sexta-feira (30) para realizar reparo de buracos em trecho da RSC-453, entre o acesso do bairro Jardim das Hortências e o trevo de Fazenda Souza. Por quase duas horas, Mauricio Marcon (Novo), Maurício Scalco (Novo), Sandro Fantinel (Patriota), Adriano Bressan (PTB) , Alexandre Bortoluz (PP) e Ricardo Daneluz (PDT) se dedicaram à atividade.
Foram tapados entre 10 e 12 buracos num trecho de aproximadamente sete quilômetros. Os próprios parlamentares realizaram serviço de organizar o trânsito e assentar o asfalto (seco). Foram utilizados 30 sacos de 25 quilos do material, cuja compra foi viabilizada via "vaquinha". O material, o entanto, acabou rápido. Porém, dos cerca de R$ 1,7 mil obtidos, foram gastos em torno de R$ 900.
A promessa, segundo Marcon, é comprar mais asfalto e realizar novamente o serviço na próxima terça-feira (2), caso o governo do Estado, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), não tome iniciativa até lá.
— Vamos comprar mais 60 sacos — anunciou Marcon.
Durante o trabalho, alguns veículos passavam e buzinavam em reconhecimento aos vereadores. A escassez de material, inclusive, surpreendeu os parlamentares:
— Faltou porque os buracos eram muito fundos. Optamos por tapar só os maiores nesse primeiro momento — comentou Adriano Bressan.
— A maior preocupação foi com o trânsito para evitar acidentes, mas colocamos cones e sinalizamos bem. E o que impressionou foi o tamanho dos buracos. Não sei como não aconteceu nenhum acidente fatal ali no trecho. Se fechando alguns buracos conseguimos evitar um possivel acidente, já valeu o esforço — avaliou Maurício Scalco.
Segundo os vereadores, durante o trabalho foram avistados seis carros com pneus furados. Além dos buracos, eles apontaram falta de roçada e pintura da via.
— Para muita gente, inclusive para minha família, esse é um trecho que percorremos diariamente, é o caminho do trabalho para casa — relatou Sandro Fantinel.
A reportagem solicitou posicionamento do Daer, mas até a tarde desta sexta ainda não havia recebido.