O ex-candidato a prefeito de Caxias pelo Partido Novo, Marcelo Slaviero, protocolou na tarde desta sexta-feira (16) denúncia contra o vereador Wagner Petrini (PSB) na Câmara Municipal, após flagrante no último final de semana da participação do socialista em uma festa em desconformidade ao decreto de distanciamento no bairro Cidade Nova. Agora, um processo de apuração dos fatos será desencadeado pela Comissão de Ética Parlamentar.
No documento de 54 páginas, Slaviero cita como justificativa para o pedido de abertura de processo disciplinar a "prisão (Petrini foi conduzido à delegacia na ocasião) em flagrante (de Petrini) por ser proprietário seja registral ou de fato, ou por participar como organizador de festa clandestina com 250 pessoas". Menciona também o desrespeito dos participantes do evento às medidas de proteção, mais especificamente, o não uso de máscaras em ambiente fechado, conforme boletim de ocorrência registrado na madrugada de sábado.
De acordo com Slaviero, o vereador acusado estaria "incorrendo a infrações apontadas na Resolução 82/A", o Código de Ética Parlamentar. Em específico, cita os artigos 13, 14, e 15, que tipificam quebra de decoro da postura parlamentar. Destaca descumprimento dos incisos quarto ("agir de acordo com a boa-fé"), nono (exercer atividade com zelo e probidade") e décimo ("defender, com independência, os direitos e prerrogativas parlamentares e a reputação dos vereadores").
O denunciante requer direito de fala perante a Comissão de Ética, cópias de registro policial e termo circunstanciado, imagens de câmeras de via pública e do estabelecimento que mostrem o vídeo da noite; além de depoimentos de testemunhas e envolvidos no evento.