Em sua quarta passagem pela Secretaria de Obras de Caxias do Sul, Norberto Luiz Soletti, 57 anos, tem como prioridade a manutenção da cidade. Natural de São João da 4ª Légua, no interior do município, ele foi um dos fundadores da Associação de Moradores da localidade, bem como o primeiro presidente.
Soletti atuou como titular da pasta em 1996, quando o atual precisou se licenciar. Durante esse período, chegou a assumir interinamente as secretarias de Agricultura e de Trânsito. Em outra gestão, de abril de 2011 a abril de 2012, foi diretor geral da Secretaria de Obras, sendo empossado secretário até dezembro de 2012. De 2013 a abril de 2016 ficou como diretor geral novamente e se tornou secretário nos meses em que Adiló Didomenico (PSDB) saiu do cargo para concorrer a vereador. Soletti também já foi subprefeito de Galópolis, coordenador distrital e chefe do 1º Distrito.
O atual secretário de Obras de Caxias também atuou, de setembro de 1999 a abril de 2011, na área de segurança e zeladoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sendo supervisor de obras e, posteriormente, coordenador. Seu trabalho mais recente foi como assessor político do vereador Velocino Uez (PTB), atual presidente do Legislativo, de 2017 a 2020.
Casado com a professora Neura Maria Carnesela, 58, e pai da Carolina Calixto Soletti, 22, Soletti não chegou a concluir o Curso Superior em Direito na UCS e já atuou como comerciante. Mesmo morando atualmente próximo da área central da cidade, ele se mostra bem envolvido com a comunidade em que cresceu como agricultor, na olaria do pai.
— Tenho muito orgulho de fazer parte da minha comunidade e jamais vou esquecer de onde eu vim. Até porque, meus pais moram lá. Moro na cidade e duas vezes por semana eu vou lá visitar eles. É importante não esquecer as nossas origens. Tenho muito orgulho de ser um homem oriundo do interior, que veio buscar o seu espaço aqui na cidade para vencer na vida — descreve Soletti.
O titular explica que aceitou a tarefa de assumir a pasta por acreditar no projeto do prefeito Adiló e por ter trabalhado diretamente com ele durante a gestão de Alceu Barbosa Velho (PDT), de 2013 a 2016.
— Nesse chamamento do prefeito eu não pude me esquivar. Vamos juntos para poder ajudar a melhorar a qualidade de vida do cidadão caxiense. Isso é importante. É um grande desafio, porque problemas são o que não faltam na secretaria de Obras. Tem muita coisa a ser feita. Estamos longe de resolver todos, mas se a gente conseguir fazer algumas coisas que possam amenizar o cidadão, já vai nos ajudar bastante — pontua.
Atenção aos problemas menores
Norberto Soletti afirma que a sua prioridade à frente da Secretaria de Obras, em um primeiro momento, será atender as demandas de manutenção do município. Ele salienta que a falta de verba no município impossibilita obras de maior porte, inicialmente.
— Essa parte é a que mais incomoda o nosso caxiense. A calçada caída, o buraco na rua, essas coisas básicas do dia a dia. Nós gostaríamos de fazer muitas obras maiores, mas isso depende de recursos e financiamentos. As dificuldades são imensas e esse ano não será tão fácil. Estamos com a pandemia e os recursos são poucos. Teremos que ter criatividade — enaltece o secretário.
Soletti não soube responder pontualmente se existem pedidos de obras represados no Alô Caxias, mas afirmou que a pasta está se esforçando para atender a toda a população.
— Tem algumas particularidades que precisam de recurso, obras grandes que precisam ser feitas e precisam de muito dinheiro, e o município tem dificuldade para isso. Tenho certeza que o prefeito, como já passou nesta pasta, buscará um recurso para poder dar um suporte maior para as obras maiores, para o bom andamento. A manutenção em geral, que é o grande gargalo, estamos conseguindo atender — explica.
Desafios à frente da pasta
Pavimentação comunitária nos bairros
"É uma atividade que a secretaria sempre teve e a ideia é de prosseguirmos com isso, porque no momento que consegue pavimentar uma rua, melhora a qualidade de vida daqueles moradores. É importante porque cada rua que pavimenta é uma rua a menos que precisa cascalhar, patrolar e fazer a manutenção. Vamos fazer aquilo que for possível dentro do nosso orçamento.”
Assistência aos loteamentos irregulares
“Dentro do possível, daquilo que a lei nos permita, precisamos atender. Não é porque estão na área irregular que vamos deixar de lado, mas temos respaldo para que não traga transtornos para o município. Vamos sentar lá com o Ministério Público e a Procuradoria-Geral do Município para ver até onde a gente pode ir e não traga problemas. Essas pessoas precisam ser assistidas de alguma maneira.”
Modernizar a iluminação pública
"Pretendemos continuar os melhoramentos. Temos o pacote anual de melhoramento e Caxias já está entrando na modernidade das lâmpadas led. Os últimos lotes já estão atuando forte e as próximas licitações serão nesse sentido. O que tem de mais moderno, o município de Caxias está instalando em iluminação pública. É um grande avanço.”
Atendimento ao público
“Era uma ação que a gente tinha no passado. Agendar um dia da semana e horário para que o público em geral, seja o presidente do bairro ou morador, nos traga as suas demandas. Isso será conversado com o prefeito e acredito que ele vai querer retomar, até porque a ideia dele é levar a prefeitura para os bairros e ir ao encontro do morador.”