Lá se vão 40 anos que Clovis de Oliveira (PTB), o Xuxa, mudou-se de Bom Jesus, cidade onde nasceu, para Caxias do Sul, mais especificamente para o bairro Serrano. Na verdade, não era bem o bairro Serrano devidamente constituído. Clovis foi um dos cinco primeiros moradores a "colonizar" a região, na época inóspita. Foi em meio às necessidades e aos "perrengues" de conseguir viabilizar uma infraestrutura mínima para a comunidade que Clóvis entendeu, na vivência, o que significava a política.
— O início do bairro foi o que me fortaleceu muito a política, aprender a viver na dificuldade. A dificuldade ensina muito. Faltava de luz, água, não tinha nem rua. Através de grupos, nos mobilizamos e fomos trabalhando para conseguir rua, água principalmente, e depois foi chegando a luz... — relata.
Ao longo das quatro décadas seguintes, Clovis Xuxa tornou-se figura conhecida no bairro, trafegando com um carro de som, divulgando eventos e comércios da região, ao mesmo tempo em que brincava com moradores pelos alto-falantes por onde passava. Paralelamente, a centelha da política ganhou força e Clovis tornou-se liderança comunitária. Foi presidente do bairro de 2000 a 2012. Em 2012, concorreu para a Câmara pela primeira vez, sendo que um dos responsáveis por incentivá-lo na época foi o prefeito recém eleito, Adiló Didomenico (PSDB).
— Um dia estava no bairro e fui chamado pelo (ex-prefeito) Mansueto (Serafini) e pelo Adiló, e eles me propuseram concorrer pela primeira vez. Eles são meus padrinhos de política — comenta.
Naquela eleição, Clovis acabou como segundo suplente. Foi designado, durante a gestão de Alceu Barbosa Velho (PDT), para ser o responsável da região do Serrano — representando 27 bairros — no Orçamento Comunitário.
— Fui tomando gosto da política, ouvir pessoas, traçando metas. Depois, no Orçamento Comunitário é que tive uma alavancada boa. Fazia reuniões nos bairros e pude entender as necessidades das pessoas — destaca.
Em 2016, Clovis tentou novamente concorrer à vereança, mas ficou como primeiro suplente. Acabou assumindo neste ano a vaga de Flávio Cassina (PTB), que deixou a Câmara para se tornar prefeito. Na terceira e última tentativa, neste ano, Clovis enfim se consagrou, elegendo-se a uma das 23 vagas do Legislativo com 1.557 votos. Ele é o terceiro morador do Serrano eleito para vereador. Os outros dois foram Juliano Valim (PSD) e Estela Balardin (PT).
Manter relações com Adiló
Do estímulo inicial para ingressar na política à confiança que tem no prefeito, Clovis Xuxa diz que espera manter a relação próxima com Adiló, agora prefeito.
— Tenho bom relacionamento com o Adiló e vou continuar mantendo isso para ele continuar nos ajudando, tanto a Câmara quanto nossas demandas.
"Só não trabalha quem não quer"
A experiência concentrada de Clóvis como presidente do Serrano não deve ser subestimada: trata-se de uma das comunidades mais populosas de Caxias, com mais de 50 mil moradores no bairro e arredores. Ao trabalhar com a comunidade e estar envolvido em conquistas consideráveis, como a implantação da UBS e de um campo de futebol, Clovis espera replicar o mesmo método de atendimento no Legislativo.
— A gente traça as metas lá dentro (na Câmara), mas o que mais me deixa feliz é visitar os bairros, conversar, é onde os problemas estão. É lá que podemos planejar melhor, ouvindo moradores dos bairros, que têm muito a nos ensinar.
Xuxa também afirma que não enxerga como empecilho a pressão de exercer a política em tempos hostis:
— Vereador só não trabalha se não quiser. Mas se quiser trabalhar, tem muito trabalho.
Clovis Xuxa ressalta que, encerrados os quatro anos de mandato, não pretende concorrer novamente e tentará dar lugar ao filho, Ederson Soares:
— Vou largar para os mais novos. Quero repassar para ele, pessoas novas, novas ideias, mais gás para trabalhar.
Propostas
Clóvis Xuxa cita as principais propostas do seu mandato:
SAÚDE DESCENTRALIZADA
"Tem de descentralizar a saúde para os bairros. Precisamos de mais UPAs 24 horas para as regiões, Ana Rech tem necessidade grande, ali na região do aeroporto também."
MOBILIDADE
"Caxias não tem mobilidade urbana. Saímos de Ana Rech para o Centro e levamos 30 minutos para chegar. Vamos batalhar bastante para achar soluções nesse sentido."
TARIFA DO TRANSPORTE
"Transporte coletivo ser barateado. Quem usa transporte coletivo são os trabalhadores assalariados, vamos batalhar para reduzir o preço das passagens, criar mais EPIs (estações principais de integração) ou outros meios para que possamos baratear a tarifa"
QUEM É
- Perfil: Clovis de Oliveira, o Xuxa, 61 anos, natural de Bom Jesus. Morador do Serrano há 40 anos.
- Trajetória: metalúrgico por oito anos, promotor de eventos (carro de som e parque inflável), já foi coordenador regional do Orçamento Comunitário pelo Serrano e atuou em 2020 como vereador, assumindo a suplência da vaga de Flávio Cassina.
- Referência: Mansueto Serafini
- Pessoal: Casado, pai de quatro filhos e avô de seis netos. Gosta de rodeio e de promover eventos com crianças.