Há 41 anos, Olmir Cadore (PSDB) atua como dentista. Não se arrepende da profissão que escolheu, pelo contrário, reconhece nela estabilidade financeira e mesmo valor social. No entanto, foi em 2020, aos 66 anos, que Cadore realizou um dos seus sonhos de ocupação, o de se tornar vereador de Caxias do Sul. Não enxerga na função um nicho profissional, mas, sim, afirma que responde a uma vocação que cultiva ainda antes da formação de odontólogo:
— Uma das acolhidas na minha campanha foi porque a sociedade entendeu que eu financeiramente tenho prejuízo em me envolver com política. Eu faço isso porque sempre tive como DNA a política, sempre tive vocação, só que meu foco sempre foi a profissão, eu fazia política em segundo plano. Por isso, decidi que precisava preencher esse vazio da minha vida e abracei a política como um ideal, uma missão a cumprir, não com um objetivo financeiro, particular, mas como um legado que quero deixar para a população caxiense.
O irmão dele, Albino Ângelo Cadore, foi prefeito de Paim Filho na década de 1960. Época em que o próprio Olmir começou a se envolver com política.
Foi a partir de 1978, no entanto, que iniciou sua trajetória particular, quando se mudou para Maximiliano de Almeida, município na região do Alto Uruguai.
— Sempre me envolvi com a sociedade, aí em determinado momento me buscaram para ser candidato a vice-prefeito e acabamos ganhando a eleição: fui vice de 88 a 92 — conta.
Após, Cadore efetivamente mudou-se para Caxias, em 1995. Na época, a ideia era de não se envolver mais em política.
— Mas me aproximei do PPB (atual Progressistas) e fui presidente do partido em 2001 e 2002. Acabei concorrendo a deputado estadual em 2002, meio às pressas, e não me elegi, mas fiz 8,6 mil votos, o que considerei um bom desempenho.
Cadore também concorreu a vereador em 2016, ficando como suplente do PTB, com 1.565 votos. Mas não chegou a assumir. A consagração veio no pleito deste ano, em que somou 1.862 votos.
— Vou trabalhar muito, fazer jus aos votos, retribuir a confiança que a população atribuiu à minha pessoa. Ser um político honesto, que é obrigação, mas não vemos muito isso, e lutar para melhorar a vida dos cidadãos, especialmente dos mais necessitados. Não vou me curvar a nada, vou procurar ter a minha opinião, sei que a política é área de negociação, de articulação e, em alguns momentos, vou ter de negociar, mas vou procurar na política o que faço na minha vida privada, particular, ou seja, cumplicidade, transparência, buscando fazer o melhor.
Cadore irá compor a bancada tucana com Marisol Santos e Tatiane Frizzo.
"Degraus maiores"
Olmir Cadore se diz orgulhoso em ter se tornado vereador e lisonjeado pela função. No entanto, trata a primeira eleição à Câmara como um "pontapé inicial".
— Não vão me ver dois mandatos, três de vereador. Pretendo cumprir meu primeiro mandato, esse é o meu objetivo, inclusive eu não tenho perfil de ser secretário, e não quero ser secretário. meu objetivo é cumprir o mandato de vereador, mas também tenho sonhos maiores, me sinto preparado por já ter me envolvido com política, pela minha profissão, e isso me dá ânimo e bagagem para sonhar mais alto — afirma.
Perguntado se sonhos maiores significariam concorrer à prefeitura, ele não nega:
— Ser vereador já me realiza, mas tenho intenção de fazer bom trabalho e, com isso, trilhar degraus maiores. Não nego que ser prefeito me interessa. Tanto ser candidato a deputado como a prefeito ou a vice me interessam.
Esporte e saúde são bandeiras
Em 2012, Olmir Cadore recebeu atenção do Pioneiro às vésperas de completar mil gols como peladeiro em Caxias. Até hoje ele comenta ser conhecido como Cadore, o homem dos mil gols no futebol amador, esporte que é uma das paixões do vereador eleito.
— Tenho envolvimento com esporte muito grande na cidade, participo um monte do futebol amador, muitos dos meus votos tiveram origem dessa convivência esportiva. Antes da pandemia, eu jogava em média três ou quatro jogos por semana — relata.
A vivência no esporte tornou naturalmente o tema uma das bandeiras de Cadore, que promete atenção especial para práticas e modalidades esportivas e dedicação em estruturar melhor a cidade para incentivo a diferentes práticas.
Outra prioridade será a área da saúde. Cadore diz que espera lutar pela redução de filas de espera em atendimentos e ampliar horário de atendimento e mesmo o número de unidades básicas de saúde (UBSs) no município. Sobretudo, no entanto, o tucano diz que pretende contribuir para projetar a Odontologia a uma maior participação no atendimento da saúde pública.
— Temos mais ou menos 1,1 mil dentistas em Caxias. E os dentistas me apoiaram bastante por verem em mim a possibilidade na área da saúde para fazer que a Odontologia tenha uma ação melhor na sociedade e consiga ter trabalho melhor, especialmente nas UBSs — destaca.
Durante o mandato parlamentar, Cadore diz que pretende se manter tralhando como dentista:
— Dois dias por semana vou atender no meu consultório, mas a prioridade vai ser meu mandato de vereador.
Quem é
- Perfil: Olmir Cadore, 66 anos. Natural de São João da Urtiga. Mora há 25 anos em Caxias. Residente do bairro Jardim América. Dentista há 41 anos.
- Trajetória: foi vice-prefeito de Maximiliano de Almeida, entre 1988 e 1992; foi suplente do PTB na Câmara de Caxias em 2016; atuou como presidente do Progressistas em 2001 e 2002. É integrante do Conselho Regional de Odontologia. Foi CC no governo de José Ivo Sartori (MDB), de 2005 a 2012, atuando como coordenador odontológico no Ipam. Concorreu a deputado estadual em 2002, mas não se elegeu.
- Referência: Neri, o Carteiro: "Vejo no Neri um político atuante, transparente, com cumplicidade, tem uma ação social muito grande, na campanha percebi isso. Um nome jovem, promissor e em que me baseio e admiro é o Neri, o Carteiro."
- Pessoal: entusiasta e atleta do futebol amador, se diz bastante ativo em atividades sociais e políticas (envolvendo a profissão, especialmente). Casado com Ida Cadore, pai de Michele e Marcelo e avô de Luíza, de três anos.
Propostas
Olmir Cadore destaca o que pretende priorizar em seu mandato
Saúde
"Minha prioridade máxima. Vou lutar pela redução de filas nos atendimentos das especialidades, não só da área médica, mas também da odontologia. Vejo também necessidade de aumentar número de UBSs em Caxias. Também defendo a ampliação do horário de atendimento, porque uma das necessidades que eu vejo é que a grande população não vai ao dentista. Por isso, vou procurar proporcionar leis e mecanismos para que a população tenha maior acesso à saúde bucal nas UBSs."
Esporte
"Saúde e esporte andam juntos. Com esporte se cria inserção social, se tira a criança da droga. E para as pessoas de terceira idade, temos de oferecer condições melhores. Tenho 66 anos, jogo três vezes por semana, não tomo medicamento nenhum, isso porque o esporte me proporciona saúde. Vou lutar pelo esporte amador, pelas academias no bairros, para os idosos. Para que as pessoas tenham motivação e condições adequadas para a prática de esporte. A gente tem ouvido muito que o esporte está abandonado na cidade, não temos campos para futebol amador, os valores são altos. O poder público precisa proporcionar estrutura física para que o esporte seja melhor desenvolvido."
Animais
"Vou lutar para criar a Coordenadoria do Bem-Estar Animal. E lutar também para construção de um hospital veterinário."