O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou a diplomação do prefeito, da vice-prefeita e dos 23 vereadores eleitos em Caxias do Sul na manhã desta sexta-feira (18). O ato ocorreu no plenário do Legislativo, das 9h30min às 10h30min. A juíza coordenadora da totalização e diplomação em Caxias do Sul, Luciana Fedrizzi Rizzon, foi responsável por conceder os diplomas aos eleitos.
Em razão da pandemia, não foi autorizada a presença de público e os diplomados não puderam levar acompanhantes.
Em seu primeiro discurso oficial como prefeito, Adiló Didomenico reiterou que pretende administrar o município de forma conjunta com o Legislativo e comunidade.
— Vamos precisar muito do poder judiciário, do Ministério Público, do Poder Legislativo. Vamos precisar da sociedade de Caxias do Sul. Caxias precisa de muita força, muita energia convertida para o mesmo ponto. Precisamos apaziguar essa cidade que passou por períodos políticos turbulentos — destacou.
Também ressaltou que a administração comandada por ele e Paula Ioris será "incansável no diálogo" e que Caxias não será governada por partidos políticos.
— O Poder Legislativo é a melhor representação da sociedade caxiense, a pluralidade em sua essência está aqui no Legislativo e eu e a Paula somos fruto desse poder. Então podem ter certeza que sabemos a importância e o valor dos poderes independentes. Contem conosco os 136 mil votos confiados a nós, mas também as pessoas que não votaram em nós. Após a eleição, se encerraram os partidos políticos, hoje o nosso partido é Caxias do Sul.
Adiló reconheceu o desgaste da atuação parlamentar o atual contexto político nacional, mas reiterou confiança no trabalho conjunto com o Legislativo.
— Tenho certeza que nós poderemos contar com esse parlamento, tão desgastado, tão incompreendido na sua essência e na sua função, tão necessário para o equilíbrio e manutenção da democracia. Tenham certeza que nós conhecemos e sabemos da importância e juntos trabalharemos para os interesses de Caxias do Sul.
Foram diplomados Adiló Didomenico (PSDB) e Paula Ioris (PSDB) como prefeito e vice, respectivamente, e os seguintes vereadores: Adriano Bressan (PTB), Alexandre Bortoluz (PP), Clóvis Xuxa (PTB), Denise Pessôa (PT), Elizandro Fiuza (Republicanos), Estela Balardin (PT), Felipe Gremelmaier (MDB), Gilfredo de Camillis (PTB), Gládis Frizzo (MDB), José Dambrós (PTB), Juliano Valim (PSD), Lucas Caregnato (PT), Marisol Santos (PSDB), Maurício Marcon (Novo), Maurício Scalco (Novo), Olmir Cadore (PSDB), Rafael Bueno (PDT), Renato Oliveira (PCdoB), Ricardo Daneluz (PDT), Sandro Fantinel (Patriota), Tatiane Frizzo (PSDB), Velocino Uez (PTB), Wagner Petrini (PSB).