O prefeito eleito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), e sua vice, Paula Ioris (PSDB), apresentaram 25 nomes que irão compor a equipe de governo na gestão 2021-2024.O anúncio ocorreu na manhã desta terça-feira (22), na Câmara de Vereadores. Dez dos 25 nomes são de integrantes do atual governo de Flávio Cassina (PTB).
Adiló exaltou que a escolha da equipe foi uma decisão conjunta, construída com a vice, os cinco presidentes dos partidos da coligação Levanta Caxias (PSDB, Solidariedade, PTB, PROS e PSC), além do deputado estadual, Neri, o Carteiro (Solidariedade).
— Trabalhamos muito forte dentro da proposta de colocar as pessoas certas nos lugares certos — afirmou Adiló.
Ádiló negou ter receio de possíveis críticas a respeito da repetição de nomes do atual governo para a sua gestão:
— Da população não, o que é importante é o trabalho que esses secretários estão fazendo. Se ficamos com eles é porque durante a transição percebemos trabalho satisfatório, com projetos interessantes pela frente. Não podemos interromper um trabalho desses só para colocar pessoas diferentes. A grande maioria do secretariado não tem sequer filiação partidária — salientou.
Como critério, Paula destacou que foram consideradas aptidões técnicas e políticas para cada pasta.
— Os critérios de escolha de cada um estão ligados ao conhecimento, à habilidade de relacionamento, política e a fidelidade ao nosso projeto. Queremos trabalhar com muita transversalidade, união, carinho, muita escuta dos nossos servidores e nossa comunidade. Não sou engenheira, mas adoro construir pontes. Temos de construir pontes nesse governo — defendeu a vice-prefeita eleita.
São, ao todo, 17 secretários já confirmados. O governo eleito ainda estuda a possibilidade de aglutinar as pastas de Gestão e Finanças e Receita Municipal em uma única, que seria denominada de Secretaria Estratégias de Parcerias e Inovação. Somente após essa decisão é que o nome do secretário será anunciado.
— (A junção é ) para que tenhamos espaço sem aumentar despesa e assim criar uma secretaria que entendemos que hoje é necessária e importante, a Secretaria Estratégica de Parcerias e Inovação. Por ali poderemos criar uma nova matriz econômica em cima da inovação e tecnologia. E as parcerias público-privada são a forma de buscarmos capital para alavancarmos determinados pontos que nós não temos dinheiro e não podemos perder tempo, como Festa da Uva, Maesa, aeroporto. Se não buscarmos parcerias, vamos demorar muito para viabilizar — explicou Adiló durante a apresentação.
Também não houve anúncio de quem ficará à frente da Comunicação do Executivo, cujo nome deve ser anunciado somente na posse.
Na administração indireta e na Festa da Uva seis nomes foram confirmados para IPAM, Codeca, Samae, FAS, Festa da Uva (S.A. e comissão comunitária). Ficou pendente a confirmação de quem comandará o Procon, o que deve ser feito nos próximos dias, segundo Adiló.
Quem ficará do atual governo
- Enio Martins (SemTur)
- Grégora Fortuna dos Passos (Secretaria Municipal de Governo)
- Carlos Giovani Fontana (Habitação)
- Gabriel Citton (Esporte e Lazer)
- João Uez (Urbanismo)
- Alfonso Willenbring Jr. (Trânsito e Transportes)
- Flávio de Carvalho (IPAM)
- Bruno Brunelli (presidente da Festa da Uva S.A.)
- Sandra Mioranza Randon (comissão comunitária da Festa da Uva)
- Gilberto Meletti (Samae- na atual gestão ocupa a titularidade da Secretaria de Obras)
Os 25 nomes
- Adriano Tacca (PGM)
- Alfonso Willenbring (Trânsito)
- Aline Zilli (Cultura)
- Bruno Brunelli (Festa da Uva S.A.)
- Giovani Fontana (Habitação)
- Cristiano Becker (chefia de gabinete)
- Daniela Reis (Recursos Humanos e Logística)
- Daniele Meneguzzi (Saúde)
- Elvio Giani (Desenvolvimento Econômico)
- Enio Martins (Turismo)
- Flávio Carvalho (Ipam)
- Gabriel Citton (Smel)
- Gilberto Meletti (Samae)
- Grégora dos Passos (Secretaria de Governo)
- João Osório Martins (Semma)
- João Uez (Urbanismo)
- José Oltramari (Comunitário e Regional)
- Katiane Boschetti (Fas)
- Margarete Bender (Planejamento)
- Norberto Soletti (Obras)
- Paulo Roberto Rosa (Segurança Pública)
- Roneide Dornelles (Codeca)
- Rudimar Menegotto (Agricultura)
- Sandra Negrini (Educação)
- Sandra Randon (comissão comunitária da Festa da Uva)