Embora tenha sido eleito pela primeira vez este ano, o empresário Adriano Bressan (PTB) já frequenta a Câmara de Vereadores de Caxias desde 1997. Na época, ainda adolescente, acompanhava o pai, Moacyr Bressan, que ocupou uma das cadeiras do Legislativo de 1997 a 2000. A partir daí, inserido na rotina política da cidade, Adriano passou a progressivamente se envolver com funções secundárias da atividade parlamentar e gradativamente também ser conhecido como "Bressanzinho", no meio político. Entre 2011 e 2012, foi assessor do então vereador Francisco Spiandorello e, nos anos seguintes, desempenhou cargos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico durante a gestão de Alceu Barbosa Velho, integrou o governo do Estado de José Ivo Sartori, a bancada do deputado estadual Carlos Búrigo e, recentemente, foi diretor-geral da Secretaria Municipal de Urbanismo, no governo de Flávio Cassina (PTB).
— Todos políticos com quem trabalhei foram uma inspiração. Meu pai, o Chico Spiandorello, Sartori e Carlos Búrigo, especialmente, todos me influenciaram e serviram de modelo pela honestidade e disposição em atender a comunidade — comenta Bressan.
A maior referência, entretanto, continua sendo o pai.
— Quando via meu pai político, ainda muito novo, tínhamos essa referência de ele não deixar de atender pessoas. E como ele sempre foi um líder por onde passou, nos bairros, CPM de escola, grupos de bocha, fui me espelhando e acreditando que um dia também poderia assumir aquele legado, me tornar a nova geração "dos Bressan" em Caxias — relata.
Bressan inicia efetivamente a atuação parlamentar após breves experiências ao assumir cadeira no Legislativo em 2017, 2019 e 2020, quando ainda era filiado ao MDB e ocupava a 1ª suplência do partido. Aos 40 anos, ele garante ter foco na vida parlamentar, mas já projeta o futuro político com ambições:
— Com certeza a gente almeja cada vez mais. Nesse momento, estou satisfeito em ser vereador, mas buscaremos algo a mais, com certeza. No futuro, não descarto concorrer a deputado, a prefeito... mas no momento me dedicarei a ser vereador — assegura.
Adriano Bressan conquistou 2.635 votos nesta eleição, sendo o sétimo candidato mais votado no pleito.
Zona Sul e empreendedorismo são prioridades
O vereador eleitor buscará representar moradores da Zona Sul da cidade e priorizará pautas voltadas ao empreendedorismo.
— Representaremos a Zona Sul e o empreendedor caxiense. Me identifico com a Zona Sul. Sou um vereador da Zona Sul. O último vereador da região foi meu pai. É uma comunidade muito desassistida. Tem muito bairro na região e há 20 anos não têm vereador — afirma.
Entre as propostas para a região, ressalta que buscará responder a uma demanda consolidada dos moradores referente a gargalos no trânsito, como os poucos acessos e a falta de avanço do projeto da radial sudoeste.
Empresário do ramo de transportes, Bressan também diz que lutará pela defesa dos profissionais do segmento, mas, sobretudo, ao destravamento do empreendedorismo na cidade.
— Caxias não tem liberdade para empreender, está muito parada nesse quesito. Nos últimos anos, nenhum vereador defendeu o empreendedor. Somente com empreendedorismo teremos renda, trabalho e emprego —acredita.
Bressan é natural de Caxias, se criou no bairro Bom Pastor e atualmente reside no Esplanada, comunidades da Zona Sul.
QUEM É
Perfil: 40 anos, empresário. Bacharel em Direito.
Trajetória: trabalhou 12 anos como metalúrgico e foi gerente de um posto de combustíveis. Na vida pública, foi assessor do ex-vereador Francisco Spiandorello, ocupou cargos nas administrações municipais de Alceu Barbosa Velho (PDT) e de Flávio Cassina (PTB), no governo do Estado na gestão de José Ivo Sartori (MDB) e no gabinete do deputado estadual Carlos Búrigo (MDB). Assumiu como vereador suplente na Câmara de Vereadores em 2017, 2019 e 2020.
Referências: Francisco Spiandorello, Moacyr Bressan, José Ivo Sartori e Carlos Búrigo.
Pessoal: gosta de futebol (torce para a dupla Ca-Ju e para o Inter), de bocha e viajar. É noivo da empresária Cíntia Riconi e sócia da empresa que ambos administram.
PROPOSTAS
Adriano Bressan destaca o que pretende priorizar em seu mandato:
Zona Sul
"Representaremos a Zona Sul e o empreendedor caxiense. Me identifico com a Zona Sul. Sou um vereador da Zona Sul. O último vereador da região foi meu pai. É uma comunidade muito desassistida. Tem muito bairro na região e há 20 anos não têm vereador. Quero tentar ajudar a resolver o problema do trânsito, só temos uma saída e uma entrada. Vamos lutar pela conclusão da radial sudoeste."
Empreendedorismo
"Caxias não tem liberdade para empreender, está muito parada nesse quesito. Nos últimos anos nenhum vereador defendeu o empreendedor. Somente com empreendedorismo teremos renda, trabalho e emprego. Queremos atrair novos investimentos e potencializar turismo local e de negócios. E somos contrários a qualquer tipo de aumento de impostos, taxas e tarifas municipais. Buscaremos, dentro da legalidade, a diminuição desses encargos."
Comunidade
"Defenderemos a desburocratização do serviço público no atendimento às demandas da comunidade. Queremos também descentralizar o Samu e brigar pela regularização fundiária, que é um tema que precisa de atenção o mais rápido possível."
Fundo Municipal de Ensino Superior
"Queremos criar uma frente parlamentar para viabilizar um fundo municipal de Ensino Superior. Hoje, muitas pessoas acabam desistindo de estudar quando chegam ao Superior por questão do trabalho. Por, às vezes, pesar no orçamento e muitas pessoas já terem gastos maiores por serem adultos. Por isso, gostaríamos de auxiliar essas pessoas, seja na mensalidade ou no transporte."
Transporte escolar e de fretamento
"A gente vê uma dificuldade para entrega de documentação. A Secretaria de Transportes está melhorando, mas precisa melhorar mais. Hoje, o transporte todo ano tem de atualizar documentação, levar até a secretaria tudo. A gente quer tentar digitalizar todos esses processos."