A seção questiona os dois postulantes à prefeitura de Caxias do Sul em segundo turno sobre assuntos de relevância para a comunidade ou temas trazidos pelo noticiário. Nesta quinta-feira (26), o tema é transporte público, que aguarda por uma licitação, e mobilidade urbana.
Adiló Didomenico
1. Quais as principais diretrizes para um plano de mobilidade urbana para Caxias do Sul?
Caxias precisa de um novo e moderno plano de mobilidade. Nosso governo vai viabilizar o transporte coletivo, e isso só é viável com a redução da passagem. Mas uma das coisas que me seduz muito pelo ineditismo, é o fomento ao transporte elétrico de passageiros. Caxias tem tudo para se tornar referência em mobilidade elétrica que, inegavelmente, é o futuro. Empresas locais já estão com estudos avançados na área e outras de fora estão chegando. Meu papel como prefeito será o de desburocratizar a gestão municipal e iniciar em janeiro um plano agressivo de atração de novas empresas deste segmento. Aplicativos, táxis e ciclovias terão atenção especial do nosso governo. Quanto mais alternativas o usuário tiver, melhor.
2. Como o senhor tornará atrativo o transporte público?
Como já mencionei, vamos desenvolver o Plano de Mobilidade Municipal, que teve o prazo estendido até 2022. Transporte moderno, confortável e com preço justo estimula a substituição do automóvel e é menos poluente. Por outro lado, precisamos educar o trânsito e trazer inovações. Implantaremos um programa de substituição de quebra-molas por lombadas eletrônicas inteligentes que detectam placas clonadas e veículos furtados. Também elaborar campanhas educativas que estimulem mudanças de comportamento social no trânsito.
3. O senhor é favorável ao subsídio para a tarifa do transporte coletivo?
Sou favorável que se crie a autossuficiência do sistema. Precisamos priorizar um estudo técnico minucioso visando reduzir o valor da passagem para o usuário, sem inviabilizar o mesmo. Quando uma prefeitura oportuniza transporte de qualidade para sua população, com menor tempo de espera, passagem justa e conforto no trajeto, ela está tratando o cidadão trabalhador com respeito. Esse é o princípio. Não é o que se gasta. É o que se entrega para os caxienses.
Pepe Vargas
1. Quais as principais diretrizes para um plano de mobilidade urbana para Caxias do Sul?
O Plano de Mobilidade Urbana tem que prever a integração dos modais de transporte, uma cidade cicloamigável e os espaços para os pedestres. A prioridade são o pedestre, os ciclistas, o transporte coletivo urbano, sem esquecer o uso dos veículos individuais para que o sistema viário seja adequado. A mobilidade no município passa pela qualificação dos espaços urbanos e rurais para garantir o acesso aos espaços públicos e privados, com segurança e autonomia.
2. Como o senhor tornará atrativo o transporte público?
Vamos adequar a infraestrutura, qualificar as operações e os serviços. Melhorar as condições do transporte público com segurança, pontos de ônibus em boas condições, bem localizados e divulgação precisa dos horários. Vamos também trabalhar para desenvolver um Plano de Transporte Coletivo, atualizando e priorizando a implantação do projeto de troncalização e integração. E também atualizar o Sistema Integrado, reavaliando a localização das estações de integração de acordo com as atuais necessidades da população, além de garantir o pagamento da passagem única.
3. O senhor é favorável ao subsídio para a tarifa do transporte coletivo?
Sou favorável ao barateamento da passagem. Vamos nos engajar no Movimento da Frente Nacional de Prefeitos em prol da melhoria e barateamento do transporte público urbano, buscando isenções tributárias sobre os equipamentos e insumos utilizados no transporte coletivo e alternativas para o subsídio de tarifas. E ainda vamos ampliar a instalação de espaços publicitários nos ônibus municipais com destinação da verba dos anúncios para baratear o custo da passagem.