A quantidade de eleitores que foi às urnas de Caxias do Sul na manhã deste domingo (15) é considerada baixa pela Justiça Eleitoral. Em coletiva de imprensa, concedida por volta das 8h30min, o chefe de cartório eleitoral, Edson Borowski, lembra que a campanha da Justiça Eleitoral foi focada em priorizar os eleitores com mais de 60 anos para votação entre 9h e 10h.
- Percebemos que tem poucos votantes. Os eleitores abaixo de 60 anos, muito provavelmente, não estão comparecendo, mas não existe essa proibição. Nossa preocupação é que o grupo abaixo de 60 compareça em massa aos locais de votação. Se houver a necessidade de segurar o eleitor na rua, que todos tenham paciência porque podemos ter filas - diz.
A juíza responsável pelo pleito, Luciana Fedrizzi Rizzon, afirma que a média do maior número de pessoas, historicamente, é das 10h às 13h.
- Há uma preocupação, mas como sempre teve e iremos controlar isso. Estamos atentos ao movimento, até agora não tivemos fila - cita.
SEM ATENDIMENTO PRESENCIAL
No Cartório Eleitoral, localizado na Rua Garibaldi, alguns eleitores não conseguiram sanar dúvidas sobre o local onde votam. O motivo, segundo Borowski, é a falta de efetivo. O motorista Maciel Castro, desistiu de votar:
- Fui na minha seção e meu nome não estava lá. Vim ao cartório e não me atenderam. Voltarei pra casa e não voto mais.
A orientação é que, além do site da Justiça Eleitoral, o cidadão baixe o aplicativo e-Título. Mas a dica mais eficaz, segundo o Cartório, é utilizar o Whatsapp: (61) 99637.1078. A médica Lauren Raimundi, 48, foi uma das eleitoras que utilizou o serviço:
- Não tinha meu nome na seção de costume. No site e app ficava uma procura, uma busca porque deve ser o país inteiro procurando, imagino. Quando escrevi pelo número do whats foi super rápido, é o canal - diz.
Apenas uma urna precisou ser substituída até as 8h30min, em Caxias do Sul. Foi a da seção 309, da Escola Ester Benvenutti, no bairro Nossa Senhora de Fátima, já substituída. O trânsito está totalmente interrompido na Rua Garibaldi, entre a Bento Gonçalves e a Pinheiro Machado. Cerca de 10 veículos de táxis estão à disposiçào da Justiça para encaminhar substituição de urnas eletronicas, caso houver necessidade.