Cinco locais de votação foram desativados e serão realocados em Caxias do Sul nesta eleição. As mudanças ocorrem para parte dos que votavam nos bairros Rio Branco, De Zorzi, Cidade Nova, São José e Cinquentenário. A maioria das alterações é permanente.
Leia Mais
As características do horário eleitoral de Caxias do Sul no primeiro turno da disputa à prefeitura
Confira a lista dos candidatos a prefeito de Caxias do Sul
Apenas os eleitores de um desses locais voltará para o de origem nas próximas votações. É o caso de quem vota na Escola Governador Roberto Silveira, no bairro Rio Branco, que está em obras. Em 2020, as seções foram transferidas provisoriamente para o salão da comunidade São Paulo Apóstolo, a cerca de 500 metros da escola. Conforme o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Marcelo Reginatto, uma faixa será instalada na instituição de ensino com a orientação.
As outras quatro mudanças são permanentes. As seções que ficavam na Escola Atiliano Pinguelo, no bairro De Zorzi, agora irão para a Escola Mario Quintana, no Diamantino. Quem votava no Salão Comunitário do bairro Cidade Nova agora passa para a Escola Municipal Cidade Nova. O Senai José Gazola também deixou de ser um local de votação e a realocação foi feita para a Escola Municipal Padre Antonio Vieira, no bairro São José.
Outra mudança definitiva é de parte das seções da Escola Cristóvão de Mendoza. Foram transferidas para a Escola Dante Marcucci as seguintes: 328, 329, 330, 331, 332 e 333. No Cristóvão, permanecem as demais: 36, 334, 335, 336, 337, 338, 339, 340, 341, 427, 464, 492 e 510.
Quem votava nesses locais transferidos permanentemente e quiser trocar o atual tem de procurar o Cartório Eleitoral, no Centro, após a eleição.
Seções suprimidas
Caxias do Sul teve cerca de 200 seções suprimidas nas eleição deste ano, devido à decisão da Justiça Eleitoral de redistribuir urnas para outros locais de votação depois de um problema na licitação para compra dos aparelhos no ano passado. No maior município da Serra, todos os eleitores dessas seções continuam no mesmo local de votação:
— As seções não foram extintas e não trocaram de local. Essa seção (suprimida) não vai ter urna eletrônica nessa eleição. Os eleitores dessa seção vão votar em outra seção do mesmo local de votação, mas não estão todos na mesma seção
Nos locais de votação, haverá mesários orientando os eleitores. A sugestão é que, para agilizar o processo, o eleitor baixe o aplicativo e-Título no celular para conferir a seção em que foi realocado.