Em continuidade à série que apresenta os planos de governo dos 11 candidatos à prefeitura de Caxias do Sul, O Pioneiro publica resumo das propostas do candidato Edson Néspolo (PDT). Devido à extensão dos materiais, a seleção das propostas foi feita a partir de critérios editoriais da Editoria de Política, assim como eventuais apontamentos que o leitor pode encontrar entre parênteses, ao lado de determinados tópicos. O conteúdo completo, no entanto, pode ser conferido no site do TSE (os passos estão descritos abaixo).
Onde encontrar os planos de governo
1 - Acesse o portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga). Role um pouco a página e escolha a região "Sul" e filtre novamente clicando em "Rio Grande do Sul" e "candidato".
2 - A página seguinte solicitará que você aponte o município do qual pretende consultar as informações eleitorais. É possível clicar diretamente na cidade ou, para acelerar a busca, digitar o nome dela no campo de pesquisa.
3 - Escolhida a cidade, o sistema irá mostrar a lista dos candidatos a prefeito.
4 - Clique no candidato desejado. No lado direito, haverá a seção "Documentos" e no primeiro item constará "Proposta de Governo". Basta clicar no ícone que abrirá o plano de governo do candidato em questão.
5 - O portal do TSE é permanente e nele constam, inclusive, planos de governo de eleições anteriores (basta procurar na página inicial e no topo direito trocar a categoria "Eleições Municipais 2020" para a opção desejada).
O PLANO DE EDSON NÉSPOLO
Chapa: Avança Caxias Vibrante.
Partidos: PDT, PP, PV e Rede.
Candidatos: Edson Néspolo (PDT) e Edson da Rosa (PP).
Quantas páginas: 11.
Frase: "É nossa obrigação melhorar a vida de todos, buscando aprimorar serviços, infraestrutura, educação, saúde, empregos, segurança, cultura, esporte e tudo o que faz parte do cotidiano da nossa população."
Elaboração: De março a setembro, a partir de contribuição de entidades, setores da sociedade, filiados, agentes políticos e comunidade. O documento final é resultado de uma construção coletiva.
Estrutura: plano divide-se em quatro áreas: economia forte, prestação de serviços, infraestrutura urbana e gestão e governança.
AS PROPOSTAS
ÁREA 1: ECONOMIA FORTE
:: Dedicar esforços para implantar uma montadora de veículos em Caxias do Sul. (SERÁ QUE DÁ?)
:: Implantar o programa Tudo Fácil Empresa para centralizar e desburocratizar a emissão de alvarás, licenças e outros documentos para o setor empreendedor.
:: Revitalizar o horto municipal.
:: Criar um programa de incentivos para empresas locais que queiram expandir e para novos empreendimentos que venham se instalar no município.
:: Construir uma Política Municipal de Tecnologia, Inovação e Ciência, viabilizando a criação de uma Secretaria de Inovação e Tecnologia.
:: Realizar parcerias e integração entre instituições de ensino superior, centros tecnológicos e empresas, com suporte do poder público quando possível.
:: Fortalecer o turismo nas regiões administrativas e distritos de Caxias do Sul e retomar os roteiros existentes. (AGORA VAI?)
:: Revitalizar o Parque da Festa da Uva, criando um parque temático e de negócios. (AGORA VAI?)
ÁREA 2: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
:: Proceder à fusão de secretarias.
:: Descentralizar a política de assistência social, buscando atuar em regiões que apresentam indicadores de vulnerabilidade social.
:: Ampliar as políticas de acolhimento da população de rua.
:: Criar políticas públicas de assistência a imigrantes e refugiados.
:: Promover a ocupação do Complexo Cultural e Turístico Maesa.
:: Facilitar a autonomia financeira das escolas municipais, para possibilitar a recuperação e a revitalização dos educandários.
:: Priorizar investimentos nos centros esportivos dos bairros, com academias ao ar livre e revitalização de praças esportivas, parques e áreas de lazer.
:: Promover a Regularização Fundiária de loteamentos irregulares
:: Criar a Coordenadoria do Bem-Estar Animal.
:: Retomar o fomento ao Policiamento Comunitário. (AGORA VAI?)
:: Estudar viabilidade de implantação do Fundo Municipal de Segurança, para captar recursos junto à iniciativa privada e estabelecer parcerias com o Estado.
ÁREA 3: INFRAESTRUTURA URBANA
:: Criar programa de parcerias e investimentos para regulamentar parcerias público-privadas (PPPs) para realização de serviços, obras de infraestrutura e outras. (SERÁ QUE DÁ?)
:: Criar um Plano Municipal de Mobilidade Urbana e o Plano Cicloviário.
:: Ampliar as redes de água potável, para que atinjam a toda a zona rural.
ÁREA 4: GESTÃO E GOVERNANÇA
:: Instalar, sem criar cargos adicionais, o Gabinete Estratégico de Governança (GEGOV), composto por secretários municipais e assessoria jurídica; setor produtivo; instituições de ensino superior; movimento comunitário; sindicatos patronais e de trabalhadores e Arranjos Produtivos Locais (APLs).
:: Implementar e apoiar a Região Metropolitana da Serra Gaúcha.